Sem Categoria

Em meio as crises de ansiedade, percebi que nunca estive sozinho

A mesma voz que chamou Zaqueu, me chamava com amor e carinho, para que sempre permanecesse nele e com Ele, com a esperança presente em meu coração que vale a pena persistir na vida e, sobretudo, no amor de Deus que dá sentido a tudo.

comshalom

Sou Pedro Orlando, tenho 24 anos, acadêmico de enfermagem e vocacionado pela Comunidade Católica Shalom. E foi no ordinário de minha vida que descobri, que o verdadeiro significado da felicidade está no amor e no servir.

Como qualquer outro jovem, tive em minha infância e adolescência muitos sonhos e a vontade de marcar a humanidade de alguma forma. Com isso, desde muito cedo sempre tive os olhos voltados para grandiosas façanhas e almejei objetivos, que por muito eram superficiais e que revelavam que meu coração era carente de algo que o preenchesse. 

Apesar de ter tido toda a formação de iniciação cristã, não via a religião como algo presente em minha vida e, muito menos, conhecia de forma íntima a pessoa de Jesus. Com isso, quis conhecer um pouco mais sobre a Igreja e me engajei em grupos e pastorais de minha paróquia e tive experiências marcantes boas e ruins. Mas, mesmo assim sentia a necessidade de algo concreto e vivificador.

Assim, no início de 2018 conheci uma jovem no cursinho pré-universitário, que começou a me convidar para conhecer o Centro de Evangelização Shalom em Sobral. No entanto, estava passando por problemas pessoais e pressionado a entrar em uma universidade, mas o próprio Espírito soprou insistentemente por meio dessa jovem, que perseverou em seu convite por 7 meses, até que aceitei o convite e então fui ao grupo de oração Quarta – Jovem. Apesar disso, demorei a abrir-me a ação do Senhor em minha vida, mas logo ele foi rompendo estas cadeias que me prendiam aos meus problemas, experiências passadas e, sobretudo, ao orgulho que eu carregava em si de depender apenas de minhas forças e na ganância dos objetivos que eu almejava alcançar. 

Logo, fiz meu primeiro seminário de vida no Espírito Santo comecei a trilhar o caminho da paz e bem no início do estudo bíblico, uma passagem me chamou a atenção que foi o encontro de Jesus com Zaqueu, em especial, no momento em que jesus percebe a insistência daquele pequeno homem e proclama as palavras que mudaram a vida de Zaqueu: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa.” Percebi que Jesus colocava-me no lugar de Zaqueu e desejava fazer do meu coração morada.

Dessa forma, apesar do tempo ficar cada vez mais corrido, vida de oração, universidade, família, paróquia e amigos, desenvolvi em 2019 em meio a correria de minha vida um Transtorno de Ansiedade Generalizado, com o ápice deste problema, ocorrendo em um Acampamento de Jovens Shalom, em que precisei até ir para um pronto socorro próximo. Apesar desse momento difícil, neste mesmo retiro tive a oportunidade de ajudar uma jovem com um mesmo problema, com uma crise de ansiedade severa e enquanto rezava nesta jovem o Senhor me apresentava um fato muito concreto não só para a vida desta jovem, mas para mim, o seu cuidado e que era necessário eu me abandonar em sua misericórdia em meio a este tempo difícil.

Assim, fui percebendo que era necessário dar passos mais concretos nesta via de santidade, que era renunciar a mim mesmo e assim, no decorrer dos dias fui aprendendo que não era necessário grandes realizações para marcar a humanidade, mas no simples sim de cada dia, nas ave-marias rezadas do santo terço, no cuidado com meus pais, com meus pacientes nos estágios e no serviço a comunidade, espalhando a palavra de Deus por meio de meu testemunho e do meu ministério.

Com esse amadurecimento e vivenciando a vontade de Deus em minha vida, decidi por meio da oração lançar meu barco para aguas mais profundas e trilhar o caminho vocacional, com a pequenez de Zaqueu que ao olhar nos olhos de Jesus, decidiu abandonar o homem velho e renascer desse amor, permitindo o Senhor habitar em seu coração.

E apesar das dificuldades de nossa vida ordinária e os momentos que as crises de ansiedade quiseram fazer desistir, o caos parecia se instalar em minha vida e os pensamentos desanimadores brotavam em minha mente, o Senhor continuava a me conquistar e cada vez mais me levar aos seus braços com um cuidado que às vezes me constrange. Em meio aos desafios de ser um jovem, neste mundo que nos leva para caminhos longínquos do Senhor, as lágrimas do vazio existencial eram frequentes nas crises de ansiedade severas, juntamente a este tempo de pandemia em que perdemos muitos amigos e, principalmente, a solidão do isolamento e do medo nos fez perder a esperança.

No entanto, em meio as crises de ansiedade percebi que nunca estive sozinho, mas na presença daquele que me consolava e preenchia os meus vazios e a mesma voz que chamou Zaqueu, me chamava com amor e carinho, para que sempre permanecesse nele e com Ele, com a esperança presente em meu coração que vale a pena persistir na vida e, sobretudo, no amor de Deus que dá sentido a tudo. Diariamente com a vida ofertada, só tenho a agradecer a insistência do Senhor em minha vida. Hoje encontro nessas pequenas realizações diárias o que tanto meu coração buscou em toda vida, a plenitude do amor e a saciedade que o meu ser tanto desejava.

Não é fácil, mas como está em nossos Escritos: “ É um caminho de e para a felicidade.” Que essa insistência do Pai em minha vida, continue a me encontrar diariamente, para que perseverando em seus caminhos eu possa com cada vez mais perseverança servir a Ele, a Igreja e a humanidade em todos os momentos.

E é claro, sou muito feliz e tenho a certeza em meu coração que é este o caminho que o Senhor deseja que eu trilhe de amadurecimento espiritual, pessoal e humano, para esta missão que somente uma experiência de amor é capaz de romper as minhas misérias e os meus medos, confiando unicamente em sua providência e misericórdia.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde sempre, para que o objetivo seja somente Ele e a sua vontade!

Pedro Orlando – Obra Shalom da Missão de Sobral (CE)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.