Formação

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, um trio invencível

Esses anjos possuem diversas missões como, por exemplo, o dever de proteger os seres humanos. Acredite e confie nas suas forças, pois são a nossa ponte de ligação direta com os céus

comshalom

Hoje vamos recordar, com amor e louvor a Deus, um trio invencível: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. A teologia bíblica, assim como a doutrina espiritual da Igreja, considera os Anjos, principalmente esses três nomes mais famosos, como ministros da Providência de Deus. Sempre que o Senhor queria realizar algo especial e marcante em favor do Seu povo, enviava estes seus agentes especiais.

O Catecismo ensina ainda que a existência dos Anjos é defendida pela Igreja como um dogma da fé: “A existência dos seres espirituais, não corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição” (CIC 328).

Os Anjos são criaturas puramente espirituais, ou seja, não possuem um corpo como os seres humanos, mas são dotados de vontade e inteligência, por isso, puderam livremente aceitar seguir ou não a Deus para sempre. Os Anjos foram criados por Deus como criaturas imortais, pertencentes à parte da Criação chamada “mundo invisível” e sua perfeição é maior do que todas as criaturas visíveis.

A bíblia não indica com precisão quando eles foram criados, mas são um exército numeroso, segundo as Escrituras, uma verdadeira legião celestial (cf. Dn 7,10; Mt 26,53; Hb 12,22). Além disso, diferente do ser humano e dos animais, Deus criou os Anjos e os Arcanjos todos de uma só vez. Assim, eles não possuem a capacidade de crescer e se reproduzir como os seres humanos, os animais e as plantas.

Quem é São Miguel?

É talvez o Arcanjo mais popular na devoção do povo de Deus. Ele aparece nas Escrituras, em particular no Livro de Daniel, nas Cartas Apostólicas e no livro do Apocalipse. Seu nome deriva do idioma hebraico Mi-ka-El, que significa: “Quem como Deus?” Os recursos iconográficos mais populares representam-no como um guerreiro de armadura, empunhando uma espada ou uma lança para combater um dragão, que simboliza o Demônio.

Na verdade, esse é o papel desempenhado por São Miguel, lutador, combatente contra os anjos decaídos liderados por Lúcifer. Foi ainda esse servo fiel quem liderou o exército do Senhor no combate que levou à expulsão dos Anjos rebeldes do Paraíso. Assim é considerado como um ícone na defesa dos direitos de Deus contra o Maligno e os seus enganos. Sua intercessão deve ser invocada sempre que um fiel vive algum combate espiritual ou tentação.

Quem é São Gabriel?

Seu nome deriva do hebraico e significa “Poder de Deus” ou “Deus é forte”. Na tradição bíblica, é considerado um dos Anjos mais próximos do trono do Senhor, tanto que é apelidado de “A mão esquerda de Deus”. Seu nome é reverenciado com respeito mesmo também entre os muçulmanos. O fato é que, para nós cristãos, São Gabriel Arcanjo é especialmente lembrado como um mensageiro.

Aquele a quem Deus confiou Seus recados mais decisivos, mais importantes, dentre eles, o Anúncio da Encarnação:
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim’” (Lc 1,26-33).Se você precisa fazer um bom discernimento, tomar uma importante decisão, suplique um oração o socorro desse fiel servo do Senhor.

Quem é São Rafael?

Rafael é outro Arcanjo, cuja missão é trazer a cura e a libertação. Seu nome, assim como dos dois anteriores, deriva do idioma hebraico, o dele, porém, significa “Medicina de Deus” ou “Deus cura”. Sua missão é orientar todos os que desejam servir a Deus, para que cumpram bem uma importante tarefa, mesmo diante de grandes provações.

Ele orientou Tobias na sua jornada para recolher a herança deixada por seu pai. Ajudou- o a encontrar uma noiva adequada e ainda recuperou a visão de seu pai, que estava cego (cf. Tb 12,15). Este Arcanjo é considerado o patrono do amor conjugal, dos jovens, dos casais de noivos, farmacêuticos, educadores, viajantes e refugiados.

Essa cura ministrada por ele deve sempre ser entendida mais do que como um simples alívio dos sofrimentos. Deve ser recebida com gratidão e um senso de pertença mais profundo a Deus. Portanto, para as curas dos males do corpo e da alma, podemos sempre recorrer a este grande auxílio e mensageiro de Deus.

Supliquemos sempre com fé o socorro desses três servos de Deus. Digamos juntos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.