Shalom

A bússola de Carlo Acutis

Carlo encontrou na Sagrada Escritura uma fonte inesgotável de graças, como realmente ela o é, por isso, em seu quarto conselho para crescer em santidade, disse: “Leia a cada dia uma passagem da Sagrada Escritura”. Ele costumeiramente dedicava um tempo do seu dia para a leitura e oração com a Palavra.

comshalom

Existe uma frase de São Jerônimo, o presbítero e doutor da Igreja que traduziu a Bíblia do hebraico e do grego para o latim, a pedido do Papa Dâmaso, ainda no século IV, que diz: “Ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar o próprio Cristo”. 

Tal afirmação se dá exatamente porque Jesus é o Verbo de Deus encarnado. Ele é a Palavra viva de Deus, que permanece conosco por meio das Sagradas Escrituras: “Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, o Verbo único, no qual se expressa por inteiro”. Portanto, o aprofundamento da Palavra é algo basilar e indispensável para o desenvolvimento da fé e do amor a Jesus Cristo, afinal, só podemos amar aquilo que conhecemos. 

Leia também | Carlo Acutis e o kit para a santidade

Certa vez, provavelmente inspirado pelas palavras do Papa Bento XVI em ocasião da Jornada Mundial da Juventude de Colônia, na Alemanha, Carlo se referiu à Bíblia como a bússola que precisa conduzir a nossa vida diariamente ao bom caminho, ressaltando ainda que, para um claro entendimento da Palavra de Deus, a vida de oração e os sacramentos são fundamentais, pois não se trata de uma mera leitura, mas de um verdadeiro diálogo de comunhão com o Senhor, que se dá de modo oracional e é fortalecido pela vida sacramental.    

Quanto à espiritualidade Shalom, o relacionamento com a Sagrada Escritura é um de seus pilares mais importantes: “Com simplicidade e reverência, irmãos, empenhemo-nos em cultivar o nosso encontro com Cristo em sua Palavra. Ele adestrará nosso ouvido para saber sempre distinguir Sua voz. Ele nos possuirá de tal forma que se tornará quase impossível não comunicá-lo aos outros, tornando-nos cada vez mais servos da Palavra pela vivência e anúncio do Evangelho” (Carta à Comunidade 2005, §70). 

Os membros da Comunidade e da Obra Shalom são convidados a renovar diariamente a sua experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, através da Lectio Divina ou leitura orante da Palavra, momento de forte intimidade com o Senhor, que, sob o influxo da graça, é capaz de curar, restaurar, purificar, converter e pacificar os corações, firmando-os nos ensinamentos do Evangelho e na vontade de Deus. 

Desse modo, a Palavra de Deus nos santificará, pois é o próprio Cristo, o Santo dos santos, que Se apresenta a nós por meio das inspirações do Espírito Santo, revelando-se a Si mesmo e, com Ele, a Vontade do Pai para as nossas vidas.  Gostou deste conteúdo? Aprofunde-o ainda mais adquirindo o livro Carlo Acutis e os jovens Shalom.

Compre o livro clicando aqui  

 Continue lendo: 

Carlo Acutis e uma Comunidade Eucarística

 “O eu desejo, eu quero, eu vou” de Carlo Acutis

Carlo Acutis e a Virgem Maria


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.