Igreja

São Francisco de Assis não hesitou diante da Voz de Deus

Antes de ouvir o “Vai e reconstrói a minha Igreja”, Francisco viveu uma forte experiência com Deus que mudou sua vida por completo.

comshalom

Segunda-feira é um ótimo dia para partir em missão. É bacana porque vem logo após o domingo do Senhor. Talvez, São Francisco de Assis, que celebramos neste dia 4 de outubro, tenha encontrado aquela igrejinha, que o Senhor pediu para que ele reconstruísse, em uma segunda. Bom, não sabemos ao certo. O que sabemos é que o Irmão de Assis não hesitou diante da Voz de Deus. Ele correu para correspondê-la.

Mas, antes de ouvir o “Vai e reconstrói a minha Igreja”, Francisco viveu uma forte experiência com Deus que mudou sua vida por completo. Ele era daqueles jovens populares que tinha muitos amigos e aproveitava as noitadas nas tabernas. Inclusive, se Francisco fosse do nosso tempo, com certeza, teria um feed no Instagram recheado de fotos de lugares, de amigos e até mesmo de namoradas… Enfim, Francisco era também revolucionário, lutava pela liberdade e tinha um imenso desejo de guerrear.

Leia também | Bendita Leitura: O irmão de Assis

Contudo, depois de experimentar o amor de Deus de forma especial, o Irmão de Assis apaixonou-se pela pobreza, despojando-se de todos os seus bens. Francisco ofertou a sua vida por amor aos mais necessitados. Neles, Francisco via Jesus. Sua família não concordou com tal postura. Mas, firme em seu propósito, Francisco assumiu as consequências de suas escolhas até o fim. Por isso, o testemunho do Pobre de Assis alcança pessoas no mundo inteiro até hoje.

Leia também | 10 coisas para aprender com Francisco de Assis

São Francisco e suas lições

Há várias lições que podemos tirar da vida de Francisco. Entre elas, estão a oração íntima com o Senhor, o louvor sincero e também a reta obediência à Santa Igreja. Diante do Crucifixo, o Irmão de Assis gastava tempo contemplando a Paixão de Jesus. O desejo de partir para a guerra passou a ser um ardente anseio de amar o Amor com toda a sua vida. Para isso, ele utilizava o louvor. Louvava a Deus por tudo, pela irmã terra, pelo irmão sol, pela irmã lua, por todas as criaturas… Francisco também escolheu obedecer inteiramente suas autoridades eclesiais.

“O homem vale o que é diante de Deus, e nada mais.”

O desapego aos bens materiais é mais uma das lições de Francisco. A partilha de vida, de bens e de dons foram vivenciadas pelo Irmão desde a sua experiência com Deus. Como Comunidade Católica Shalom, essa experiência se expressa por meio do chamado à vivência da pobreza tanto na Comunidade de Aliança quanto na Comunidade de Vida. Entretanto, vale destacar que na Vocação há uma forma própria para se vivê-la. Contudo, Francisco ensinou que a posse pesa e impede que os filhos de Deus alcem altos voos.

“Quem a tudo renuncia, tudo receberá.”

>> Ouça, o amor não é amado!

Vai e reconstrói/constrói

Naquele tempo, o Senhor pediu a Francisco que reconstruísse sua igreja. E ele não pensou duas vezes. Seu amor pela Voz de Deus contagiou a outros que se uniram nessa missão. Sabemos que muitos colocaram efetivamente a mão na massa para erguer a pequena igrejinha da Porciúncula. Entretanto, houve também aqueles homens e também mulheres que reconstruíram a igreja com sua doação. E isso é belo, porque também eles participaram dessa importante missão. 

Hoje, a Comunidade Shalom vive algo que se assemelha a essa experiência. Eis o que Senhor convida todos os membros a construir um espaço sagrado em que Ele possa ser contemplado, adorado e encontrado. Contudo, essa missão e suas graças se estendem a todos que colaboram de forma direta nesse construção. Por isso, no dia de Francisco, não é estranho que cada missionário da Comunidade Shalom sinta-se renovado em seu amor pela Igreja, pela Vocação e também pela missão de construir a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz.

Saiba como construir a Igreja do Ressuscitado

Bom, são tantos os aspectos que podemos abordar da vida do Pobre de Assis que fica até difícil elencar apenas alguns. 

Santos em missão: Francisco de Assis, assista agora:

 

Vida Nova

A história de conversão dos santos nos revelam que é possível ter um vida nova a partir de uma experiência com a pessoa de Jesus de Cristo. 

Quantas vezes você já tentou mudar de vida, mas não conseguiu sair de uma situação pecado ou de problemas exteriores? A Ressurreição de Cristo é a resposta para uma vida transformada pela Graça de Deus.

Para te ajudar, no curso “Vida Nova. Como viver a partir da Ressurreição?”, Padre Franco Galdino apresenta elementos da fé católica que vão te ajudar a olhar os acontecimentos da sua vida na perspectiva da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Confira abaixo: 

Quero uma vida nova

Composto por 12 videoaulas, divididas em 6 módulos, o curso é para você que deseja:

– Trilhar um caminho de mudança
– Ter uma nova perspectiva da própria vida
– Crescer na vida espiritual
– Enxergar os sofrimentos da vida cotidiana à luz do Ressuscitado
– Perceber a ação do Espírito Santo na sua vida

Aprenda a contar com a graça de Deus e o Espírito Santo para ter uma vida nova.

 Quero garantir minha vaga


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.