Formação

Santa Faustina, grande profeta da misericórdia

Esta mulher santa, foi foi uma freira e mística polaca. Descobriu a fonte do amor de Deus, e se colocou ao serviço da divulgação da Misericórdia Divina.

comshalom

Hoje é dia de Santa Maria Faustina Kowalska, uma verdadeira profeta da Misericórdia. Essa fiel alma esposa de Deus nasceu em Głogowiec, na Polônia, no dia 25 de agosto de 1905, e faleceu na Cracóvia, no dia 5 de outubro de 1938. Faustina foi uma profunda e fecunda mística, com certeza é alguém que vale a pena conhecer, ainda que seja por meio de seus escritos. 

Faustina é considerada por alguns teólogos como um dos modelos mais notáveis entre os místicos da Igreja. Ela entendeu, da parte de Deus, que sua missão era preparar a humanidade para a Parusia, a segunda vinda de Cristo. Tanto que em seus registros espirituais alega ter sido apelidada por Jesus de apóstola (Diário 1142) ou secretária da Divina Misericórdia (965, 1160, 1275, 1605, 1693, 1784).

Santa e fiel secretária da Misericórdia

Faustina abraçou a vida religiosa na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, em 1924. Teve um ótimo e santo confessor e que foi essencial para que hoje tivéssemos acesso ao grande tesouro espiritual que são seus escritos. Seu confessor foi o Beato Miguel Sopoćko. Este diário da irmã Faustina, com algumas centenas de páginas, compõe-se de alguns cadernos com descrições de suas vivências místicas. Após o seu falecimento, sua canonização aconteceu em 30 de abril do ano 2000, presidida pelo São João Paulo II. 

Foi ainda João Paulo II quem instituiu a Festa da Divina Misericórdia, concretizando assim as inspirações que Jesus havia dado a essa Santa alma esposa de Deus. Peçamos a Deus, por intercessão de Santa Faustina, a graça de um mergulho profundo e real em sua misericórdia, para que nossa vida e testemunho sejam uma placa sinalizadora de Deus. Que as Madalenas, Pedros e Paulos com os quais nos encontrarmos no nosso dia a dia, sejam também eles batizados na misericórdia de Deus. 

Santa Faustina, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.