Shalom

Carlo Acutis e sua Jerusalém

O quinto conselho que Carlo deixou em seu “kit para ser santo” foi a adoração ao Santíssimo Sacramento, que é, parafraseando Santa Catarina de Gênova, o tempo mais bem empregado de nossas vidas, por isso, o jovem beato italiano disse: “Se for possível, faça alguns momentos de Adoração Eucarística em frente ao Tabernáculo onde Jesus está realmente presente. Você verá como seu nível de santidade aumentará prodigiosamente”.

comshalom

A convicção de Carlo a respeito da presença real de Jesus na Eucaristia era tanta que, em certa ocasião, seu pai, André Acutis, perguntou se ele gostaria de ir a Jerusalém para visitar os lugares por onde Jesus havia passado, o que prontamente Carlo respondeu: “prefiro ficar em Milão, onde posso encontrá-Lo hoje no sacrário, em cada igreja”. Desse modo, Carlo não perdia a oportunidade de se encontrar com Jesus todos os dias, em adoração, antes ou depois de participar da Santa Missa.

Segundo o Catecismo, a adoração é o primeiro ato da virtude da religião (cf. §2096), o que quer dizer que, ao adorar, reconhecemos Deus como Deus, Senhor, Rei, enfim, como o dono de nossas vidas, pois Ele é o Criador de todas as coisas e nós somos Suas criaturas. Tal gesto deve gerar uma profunda gratidão em nosso coração e selar em nós a nossa pertença a Ele. Assim, na adoração, descobrimos o nosso lugar diante de Deus, o Onipotente, e, por isso, podemos crescer na virtude da humildade e na rendição à Sua santa vontade para nossas vidas.

A Adoração na Comunidade Shalom

A Comunidade Shalom, desde seus primórdios, sempre privilegiou os momentos de adoração, pessoais e comunitários, como lugar de encontro, aprofundamento da amizade divina e intercessão. A adoração é ainda expressão do nosso amor pela presença real de Jesus na Eucaristia e fonte de paz, onde o coração do homem é verdadeiramente pacificado.

Em diversas missões, a Comunidade Shalom conta com a adoração perpétua como fonte de alegria e robustez espiritual para os shalomitas do mundo inteiro, como uma forte rede de graças que vai reverberando por todo o corpo comunitário e também para os que são engajados na Obra Shalom.  

Os frutos de crescimento espiritual, humano e vocacional que são gerados a partir do encontro com o Esposo Eucarístico são inúmeros, mas podemos resumi-los na máxima de São João Paulo II que disse: “tu te tornas aquilo que contemplas”. Em outras palavras, diante do Santíssimo Sacramento, nossa vida é eucaristizada, ou seja, santificada e transformada em oferta, unida à oblação de Jesus Cristo na Cruz.

Carlo, um jovem eucaristizado

Carlo, como tantos outros santos e beatos, teve sua conversão forjada diante de Jesus Eucarístico. Ele experimentou em si este crescimento prodigioso no nível de santidade, o qual mencionou em seu kit para se tornar santo. Foi gastando tempo diante do sacrário que o Evangelho encarnou-se em sua vida de modo extraordinário. 

Nós também somos chamados a fazer essa experiência de conversão e santificação através da adoração ao Santíssimo Sacramento, como vemos retratado em uma metáfora de Carlo, quando tentava explicar os efeitos da exposição das nossas almas e corações diante de Jesus Eucarístico: “Se você permanece de frente para o sol, ficará bronzeado, mas quando está diante de Jesus, na Eucaristia, você se torna um santo”.

Gostou deste conteúdo? Aprofunde-o ainda mais adquirindo o livro Carlo Acutis e os jovens Shalom. Compre o livro clicando aqui.

 

 

Continue lendo: 

Carlo Acutis e uma Comunidade Eucarística

 “O eu desejo, eu quero, eu vou” de Carlo Acutis

Carlo Acutis e a Virgem Maria

A bússola de Carlo Acutis

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.