Formação

Santa Úrsula, um coração inflamado de amor

Filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra, a fama de sua beleza se espalhou e ela passou a ser desejada por vários pretendentes.

comshalom

Um coração sensível, com nobreza de corpo e de alma, essa é Santa Úrsula. Essa Serva apaixonada por Deus viveu por volta de 362. Liderou com ousadia e criatividade um grupo de moças tementes a Deus como ela, diante da violência dos povos bárbaros.

Úrsula era filha do monarca de uma região chamada Cornubia, Inglaterra. Recebeu formação cristã desde a infância, tanto que mesmo bem pequenina, mergulhava na oração. Amava ouvir falar sobre Deus e sobre o simbolismo dos objetos sagrados. O amor a Deus foi se desenvolvendo junto com seu corpo e idade, tanto que, ao chegar na adolescência, fez um voto íntimo de castidade. Dizia em suas simples anotações que esse era o seu segredo com Deus.

O tempo foi passando e toda aquela beleza de alma e coração também se expressou em atributos físicos. Úrsula tornou-se uma jovem dona de grande beleza, atraindo a atenção de muitos pretendentes da nobreza. Seu coração, porém, dava sinais de que já havia escolhido um esposo. Em seu coração, desejava ardentemente dedicar-se a Deus.

As purificações próprias de um coração apaixonado por Deus

O pai de Úrsula, sem saber do desejo íntimo da filha, recebeu uma proposta de casamento para ela. O pedido foi feito por um duque chamado Conanus. Esse era um militar, um oficial do exército e, além disso, não era cristão. Entretanto, era um aliado do rei, pai de Úrsula. Ela, por sua vez, lamentou o fato, mas devia obediência a seu pai, que já tinha dado a sua palavra. Seu sofrimento foi ainda maior ao saber que seu futuro esposo não era cristão. Assim, pediu um tempo de três anos para se preparar para o matrimônio, no entanto, seu objetivo era encontrar uma forma de evitar esse casamento ou, pelo menos, tentar a conversão de seu futuro marido. 

Infelizmente, nenhum de seus objetivos foram alcançados. Úrsula ainda não percebia, mas Deus estava trabalhando no silêncio. Chegando, então, o dia do casamento, ela partiu de barco, rumo à Bretanha Francesa, onde o Duque Conanus estava com seu exército. Junto com ela, viajavam 11 moças que, como ela, iriam se casar com soldados do nobre pretendente. No meio da viagem, porém, uma forte tempestade mudou radicalmente o rumo da embarcação. Esta se perdeu, navegou pelo rio Reno durante vários dias e aportou na cidade alemã chamada Colônia.

Uma vida consumada no amor

Na época essa localidade estava sob o domínio de Atila, rei dos Hunos. Toda a comitiva que estava no barco foi assassinada por ordens dele, ficando apenas Úrsula e suas companheiras. As acompanhantes de Úrsula, por recusarem-se a se entregar aos bárbaros, foram todas assassinadas. A encantadora Úrsula, no entanto, deixou o próprio Atila apaixonado, tanto que quis casar-se com ela, colocando-a entre suas várias esposas. Úrsula recusou-se afirmando que já era esposa de um Rei, o mais poderoso que poderia existir no universo, o Senhor Jesus Cristo. Atila, como era de se esperar, ficou furioso, tanto que ele mesmo assassinou Úrsula, degolando-a diante de vários soldados. Isso se deu no dia 21 de outubro de 383. Na cidade de Colônia, uma linda igreja abriga o túmulo de Santa Úrsula e suas 11 companheiras. 

Frutos abundantes de suas ofertas 

O tempo foi passando e o testemunho de Santa Úrsula começou a comover os cidadãos alemães e de várias outras nações europeias. Tanto que, na Idade Média, uma italiana chamada Ângela de Mérici, que mais tarde se tornaria santa, teve significativas inspirações, fundando em seguida uma Congregação de religiosas consagradas, chamada Companhia de Santa Úrsula. O objetivo da congregação era o de dar formação cristã às meninas. Esse projeto foi um grande avanço numa época em que somente os meninos recebiam educação formal, mesmo da Igreja. O objetivo de Ângela de Mérici era transmitir a fé às futuras esposas e mães, para que elas, mais tarde, transmitissem também a fé a seus filhos. 

Hoje, as irmãs Ursulinas estão espalhadas por todos os continentes, mantendo acesa a chama de amor que brilhou no coração da fundadora. Que Deus abençoe, por intercessão desta Santa alma esposa de Deus, todas as crianças, pais e educadores. 

“Ó Deus, que destes a Santa Úrsula a fortaleza da graça para ir ao encontro do martírio com toda a coragem, concedei que, apoiados em suas preces e instruída pelo seu exemplo, possamos avançar no caminho do vosso amor, por entre as dificuldades da vida, e chegar à contemplação de vossa beleza. Amém!” 

Santa Úrsula, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.