A programação do Encontro Geral da Obra, com tema: Tempo de Recomeçar, contou com momentos de formações virtual e presencial, além de testemunhos.
Em uma pregação virtual exclusiva, Gabriella Dias, Assistente Apostólica, falou sobre o tema central do evento, a partir da perspectiva de um novo nascimento. Partindo da graça que só temos o hoje e clamando ao Espirito Santo um Pentecostes: “Não é preciso deixar de existir para nascer de novo!” Convocou todos a caminhar para frente e deixar para trás o passado, voar como águias, pois este é caminho sobrenatural a que Deus convida.
A Obra Shalom
“O que é a Obra Shalom? Quais são as bênçãos e os desafios da Obra?” Com essas questões deu-se início ao segundo momento formativo do Encontro, com a pregação presencial da Marta Baraúna, consagrada da Comunidade Aliança e responsável pela Comunidade de Aliança da Missão de São Luís:
“A Obra é a manifestação visível do Amor de Deus!”, respondeu, e toda essa Obra é uma família.
Marta ainda destacou que o seguimento a Jesus não deve ser medido pelos termos pessoais, mas deixar que a graça de Deus restaure o homem sendo este então capaz de ser devolvido a si mesmo. Dirigiu-se as realidades terrenas que vivemos como “um reflexo pálido da realidade”, uma vez que o céu é esta realidade suprema, que um dia será experimentada por todos. Por fim, chamou toda a Obra ao retorno através da expressão da alegria da vida sacrificada, de um amor que se encarna por que se submete e é presente, a vida que uma vez ofertada não se deve querer tomar de volta.
Testemunho
Joana, Consagrada da Comunidade de Aliança com Promessas Definitivas no Carisma Shalom há 18 anos, partilhou o que foi para ela estar presente neste Encontro:
“Uma nova experiência, estava sem esperança para caminhar, afastada por motivos de saúde e pela pandemia, senti um forte desejo de estar no Encontro Geral da Obra e pude estar aqui, e tive uma nova experiência!”.
Joana também partilhou sobre o ser família, pedir ajuda uns aos outros quando sentir-se necessitado, assim como sua grande alegria em, ajudada pelos irmãos, retornar presencialmente a adoração e vigília.
O Encontro Geral da Obra foi finalizado com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Michel Bastos, consagrado da Comunidade de Vida.
Por Priscilla Silva