Igreja

Confira o calendário de peregrinação dos símbolos da JMJ Lisboa 2023

No “ano da implementação”, 17 dioceses portuguesas receberão a visita dos símbolos da JMJ 2023.

comshalom

A Organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 divulgou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a nova etapa de preparação do evento, chamada “o ano da implementação”. Entre as ações que serão realizadas está a continuidade da peregrinação dos símbolos da JMJ, que começaram a peregrinar pelas dioceses de Portugal desde 29 de outubro do ano passado. A visita da Cruz Peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” envolve os jovens portugueses na expectativa pelo encontro com o Papa Francisco.  Ao todo, são 21 dioceses portuguesas que serão visitadas pelo símbolos.

No ano da implementação, os símbolos visitarão 17 dioceses, incluindo Lisboa, que sediará o evento. “É uma fase em que tudo o que andamos a sonhar, nos últimos três anos, vai ganhar forma. À medida que se tornam visíveis estes sinais da preparação, os jovens vão se sentindo, cada vez mais, parte deste caminho”, declarou o secretário-executivo da JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi.

Os símbolos da JMJ começaram a peregrinação pelo sul de Portugal. A primeira parada foi a diocese de Algarve. Na ocasião, João Costa, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD) algarvio,  partilhou que a presença dos símbolos seria um verdadeiro dom e um autêntico estímulo para mudar a Igreja e as pessoas. Contudo, para isso, a participação dos jovens é fundamental.

“É um estímulo muito grande para toda a juventude algarvia e não só. Muitas vezes refiro que a Jornada Mundial pode ser um dom para todas as dioceses e para a Igreja portuguesa. E a presença dos símbolos vai tornar cada vez mais real este dom. De mudar a nossa Igreja, de mudar as pessoas, mudar os jovens e poder chegar um pouquinho mãos longe e inovar, fazer coisas diferentes. E é isso sobretudo que a presença dos símbolos nos dá: a possibilidade concreta de ir a sítios [locais] onde de outra forma não conseguiríamos entrar; a possibilidade concreta de ir ter com pessoas que, se calhar, nunca se cruzariam na nossa vida; é a possibilidade concreta de Deus fazer história na vida de alguns que de outra forma sem os símbolos não conseguiríamos lá chegar”, afirma João Costa.

> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Peregrinação símbolos da JMJ Lisboa 2023

Confira a seguir a programação da peregrinação dos símbolos da JMJ 2023.

Em 2021 já esteve:  Diocese do Algarve e na Diocese de Beja  

Janeiro 2022: Diocese de Évora  

Fevereiro 2022: Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Março de 2022: Diocese da Guarda  

Abril de 2022: Diocese de Viseu  

Maio de 2022: Diocese de Funchal  

Junho de 2022: Diocese de Angra  

Julho de 2022: Diocese de Lamego

Agosto de 2022: Diocese de Bragança-Miranda

Setembro de 2022: Diocese de Vila Real

Outubro de 2022: Diocese do Porto

Novembro de 2022:  Diocese de Setúbal  

Dezembro de 2022: Diocese das Forças Armadas e de Segurança

Janeiro de 2023: Diocese de Viana do Castelo

Fevereiro de 2023: Diocese de Braga  

Março de 2023: Diocese de Aveiro  

Abril de 2023: Diocese de Coimbra

Maio de 2023: Diocese de Leiria-Fátima  

Junho de 2023: Diocese de Santarém  

Julho de 2023: Diocese de Lisboa

Vem aí | Retiro de Carnaval da Comunidade Shalom – Renascer on-line


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.