Formação

Dicas para organizar as finanças no fim do ano

Mesmo em meio a um processo de retomada pós-pandemia, é preciso estar atento às finanças no fim do ano.

comshalom

A chegada do mês de novembro anuncia que o fim de ano está chegando. Faltam poucos dias para celebrar o Natal do Senhor e também o início de um novo ano. Contudo, uma das características desse período são os gastos com presentes e confraternizações. Mesmo em meio a um processo de retomada pós-pandemia, é preciso estar atento às finanças no fim do ano. Por isso, vamos dar algumas dicas de como se organizar.

O primeiro passo diante dos gastos de fim de ano é saber de onde vem o dinheiro que você vai utilizar. Por exemplo, se você vai receber o salário mais o décimo terceiro, anote o valor previsto. Caso você tenha uma fonte de renda diferente, tente prever o quanto você espera obter a partir do seu trabalho nesse período.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Feito isso, podemos partir para a próxima etapa. Dessa vez, antes de começar a pensar com o que vai gastar, você precisa organizar a sua partilha em prol da evangelização e dos mais necessitados. Já programe o valor que você destinará a essas duas realidades nesse período. A dica é fazer isso logo para que as luzes desse fim de ano não desviem o seu olhar da sua verdadeira missão.

As finanças no fim do ano

Pronto! Agora, sim, podemos falar sobre como utilizar os valores que você vai ter acesso. A primeira dica, antes mesmo de comprar presentes, é quitar possíveis dívidas que você tenha. Em relação às lembrancinhas, procure comprá-las à vista. Não vale a pena parcelar, pois no início do ano há outros compromissos financeiros para serem honrados e presentes parcelados podem afetar o seu orçamento.

Já em relação às confraternizações – atenção: estamos ainda em um período delicado em que não se pode fazer aglomeração -, tente contribuir com algo que você possa fazer. Encomendas de comidas podem ficar mais caras nesse período. Por isso, se você souber e puder cozinhar, a dica é colocar a mão na massa. Assim, você pode economizar. 

Leia também | Emmir Nogueira explica o Segredo da Divina Providência


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.