Formação

São Leão Magno, um pastor fiel do rebanho do Senhor

O santo de hoje mostrou-se digno de receber o título de “Magno”, que significa Grande, isto porque é considerado um dos maiores Papas da História da Igreja, grande no trabalho e na santidade

comshalom

Hoje recordamos com amor e louvor a Deus, a vida de São Leão Magno. Quando observamos sua história e testemunho, podemos constatar que seu nome, por si só, já mostra uma de suas características, Magno, ou seja, aquele que é grande. Sim, uma alma e coração grandiosos, não segundo as grandezas do mundo, com critérios e medidas carnais, mas as do reino de Deus. Foi grande sim, porque foi pequeno diante de Deus e dócil à sua divina e perfeita vontade.    

São Leão Magno nasceu no ano 395 em Toscana, na Itália. Sentiu ainda bem jovem o desejo de consagrar-se totalmente a Deus, abraçando a vida sacerdotal, serviço que prestou com zelo e piedade. Foi ainda, no ano 440, sagrado bispo, e depois, foi também nomeado Papa. Seu pastoreio na Igreja foi desempenhado num clima de muita hostilidade, pois a Itália sofria muito com as investidas dos cruéis bárbaros.  

Respondeu ainda com grande sabedoria e firmeza a algumas heresias, entre elas o monofisismo, que defendia que o Senhor Jesus só possuía uma única natureza. A Igreja, ao contrário, acreditava que Cristo, Verbo de Deus feito carne, era plenamente Deus e homem.  Leão Magno foi extremamente importante no Concílio de Calcedônia, que consolidou a autoridade do Papa, no pastoreio e na catolicidade da Igreja. Entre as coisas que não se cansava de recordar aos seus fiéis, uma em especial vale a pena mencionar aqui: “Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade, já que, em Cristo, participas da natureza de Deus.”

 Esse fiel pastor do rebanho de Deus fez sua páscoa no ano 461, mas todos os anos o seu testemunho e ensinamentos são recordados e meditados com louvor.  Que Deus abençoe, por intercessão de São Leão Magno, o Santo Padre, os bispos e todos os sacerdotes da Igreja. Que todos sejam incansáveis no pastoreio dos fiéis. 

São Leão Magno, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.