Shalom

Conheça o padre que morou na casa da Família Acutis e participou do CJS Alive 2021

Padre Fabio Vieira durante um ano viveu uma bela experiência conhecendo a vida de santidade de Carlo Acutis, com a família do Beato, em Assis na Itália, ele pode acompanhar de perto a beatificação do beato e hoje o responsável pela divulgação da devoção a Carlo Acutis no Brasil.

comshalom

Imagine a seguinte situação: você faria caso se visse preso, durante uma pandemia que pegou o mundo inteiro de surpresa, na casa de alguém que morreu com fama de santidade? E se, além disso, convivesse com a família Acutis, ouvindo as muitas histórias de fé e conversão, podendo contemplar e tocar na beleza e na alegria  que a santidade pode causar?

Foi precisamente isso o que aconteceu com o Padre Fábio Vieira, que durante meses permaneceu em Assis com a família do bem-aventurado Carlo Acutis, jovem italiano que encantou o mundo inteiro com seu amor à Eucaristia e à Igreja.

Como tudo começou?

Um outro sacerdote, amigo do Padre Fábio foi o primeiro a fazer contato com a mãe de Carlo Acutis, Antonia Salzano Acutis, na Itália, pedindo auxílio para propagar a devoção de Carlo no Brasil. A mãe então o convidou para ir conhecer de perto tudo e, como este amigo não falava muito bem italiano, Pe. Fábio foi junto. 

Dona Antonia hospedou os dois padres e os levou para Milão para conhecerem a casa em que moravam. Encantados com toda a história do jovem, voltaram para o Brasil animados pela propagação da devoção. Foi então que, em 2019, Padre Fábio retornou para Itália, para atender confissões e auxiliar os brasileiros que estavam viajando por lá. Porém, o que estava previsto ocorrer por alguns dias, acabou virando meses, devido ao lockdown e pandemia do coronavírus.  Foi assim que a Família Acutis e o padre ficaram por dois meses, “trancados”  dentro de casa. 

Com isso, Pe. Fábio concentrou seu apostolado sacerdotal à vida e propagação da devoção de Carlo Acutis, e se tornou amigo íntimo da Família Acutis. Diariamente ele presidia a Santa Missa para a família contando com a ajuda de todos da casa. 

Santidade é para todos

A santidade não é privilégio de um ou de outro, mas sim um chamado que Deus faz a todos e que Carlo acolheu em sua essência.

Padre Fábio afirma: “Carlo sabia o que queria; tudo o que fazia, fazia bem feito. Então, o que falta para a nossa juventude? Falta um projeto de vida, saber o que quer da própria vida, ter foco para onde se caminha. Vemos aí uma criança e um adolescente que sabe o que quer, quer o céu, sem deixar de viver a beleza da própria vida que o cerca”.

Dessa forma, podemos aprender com Carlo a buscar a vontade de Deus, sem anular quem somos, “tudo aquilo que você for fazer se o foco, a referência estiver em Deus, com certeza as outras coisas ganharão mais sentido. E Carlo fez isso com muita simplicidade. Então, eu diria isso para a juventude também”, afirma o sacerdote.

Na visita realizada da Diaconia, Pe. Fábio conheceu Ana Paula, devota e escritora do livro “Carlo Acutis e os jovens Shalom”

“Se você me perguntar o que Carlo fez de tão extraordinário para ser santo, eu diria: foi um católico de verdade. Dentro da catolicidade, o que é mais importante para nós? É o que celebramos, o que vivemos e isso encontramos essencialmente no mistério eucarístico. Ele entendeu isso aos 7 anos, porque queria ir para o céu e Carlo encontrou a forma mais rápida de ir para o céu: pela Eucaristia. E isso não é novidade nenhuma, mas Carlo tornou isso público de uma forma forte, com a própria vida”, explica o padre ao recordar do tempo que Carlo divulgava os milagres eucarísticos pela internet.

A intercessão do jovem beato

A devoção do Carlo é do Brasil para o mundo e não da Itália para o mundo. Carlo morreu no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O milagre aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida no dia litúrgico de 12 de outubro. Além disso, o pequeno garoto era fã do Pelé e atualmente são as Irmãs capuchinhas brasileiras que estão cuidando do local onde está exposto o corpo, na paróquia onde o pároco é brasileiro e se chama Carlos. 

Carlo já é conhecido como padroeiro da Internet, mas ainda não é oficialmente aprovado isso pela Santa Igreja, porém podemos contar com a intercessão deste jovem que conseguiu evangelizar no ambiente virtual da forma que podia e conseguia na época. Carlo Acutis nos mostra que a santidade é possível e, se vivermos da forma que a Igreja nos ensina, seremos santos.

Tudo o que o Padre Fábio passou neste tempo com a Família Acutis e a experiência pessoal, virou um livro, “Foi Carlo”, e no CJS Alive 2021, você irá saber ainda mais desta história e conhecer a mãe do Beato, Antonia Acutis. Não fique de fora!

Serviço

CJS Alive 2021 – Levanta, eu te constitui testemunha do que viste

Quando: 12 a 14 de novembro

Onde: Na sua casa e na Missão mais próxima de você

Saiba mais

Adquira os produtos oficiais do CJS Alive 2021

Site oficial: www.cjs2021.org

Redes sociais: @juventudesh_

YouTube: Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.