Você sente-se motivado a uma vida profunda de oração, mesmo em meios aos seus compromissos diários? Desejas encontrar um modo de amar e servir a Deus? Se sua resposta for “sim”, gostaria de informar que você tem uma poderosa aliada diante de Deus e seu nome é Santa Gertrudes de Helfta. Essa exímia alma esposa do Senhor é considerada padroeira das pessoas místicas.
Vocação à vida religiosa
Gertrudes nasceu na Alemanha no dia 6 de janeiro de 1256. Aos cinco anos de idade, sua família a enviou para o mosteiro beneditino de Helfta, para estudar e ser alfabetizada. Nesse mesmo convento, já residia sua irmã, que se tornou sua professora e, por sinal, também uma santa reconhecida pela Igreja. Seu nome era Matilde, ou Santa Matilde. As duas tinham algo muito especial em comum, uma profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Sagrado Coração de Jesus
Um fato interessante é que Santa Gertrudes teve revelações sobre o mistério do Coração de Jesus alguns séculos antes de outra santa, que popularizou essa devoção também mediante muitas revelações, Santa Margarida Maria Alacoque. Gertrudes buscava a comunhão eucarística diária, além disso, nutria um profundo e devoto amor a São José.
Revelações de Deus a Santa Gertrudes
Há cinco livros que compõem o Arauto da Amorosa Bondade de Deus, também conhecido como Revelações de Santa Gertrudes. A primeira obra foi redigida por amigos íntimos da santa religiosa, enquanto a segunda foi escrita por ela própria e os seguintes por outras pessoas, porém, sob a sua supervisão. Os textos falam das suas experiências místicas e, entre outras coisas, tratam da relação entre o sofrimento humano e a graça de Deus.
Numa de suas anotações, ela declarou: “A adversidade é a aliança espiritual que sela os esponsais da alma com Deus”. De fato, por dez anos Santa Gertrudes sofreu enfermidades dolorosas, até partir desta vida para a morada eterna, no dia 17 de novembro de 1301 ou 1302. Entre as últimas visões espirituais que teve, Santa Gertrudes recebeu de Jesus uma promessa, que se cumpriria mediante uma breve, mas belíssima oração.
Termine sua leitura fazendo memória de seus entes queridos e “pegue carona” nessa bendita oração, uma herança espiritual deixada para nós por Santa Gertrudes:
“Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém!”
Santa Gertrudes, rogai por nós.