Vivemos na era do quanto mais ágil, melhor. Podemos ouvir áudios do Whatsapp em 2x. O corretor do teclado termina de escrever a palavra por nós. E também podemos acelerar uma vídeo aula pra não gastar tanto tempo. Praticidades que contribuem com nossa rotina, mas por que ainda assim estamos sempre tão atrasados?
Numa rotina onde a meta é acabar o dia, não aproveitá-lo, estamos sempre correndo contra o relógio. Esquecemos que o tempo tem que ser vivido e não apenas passado para trás.
É inegável que os avanços da tecnologia são maravilhosos e benéficos para nós como um todo e também para a evangelização da humanidade. Entretanto, se não colocarmos nossos valores como prioridade, iremos nos perder em meio a tanto imediatismo.
Quem nunca perdeu a noção do tempo vendo vídeos no buscar do Instagram? É como se o tempo fosse nos tirado, sem ser nos dado nada válido em troca.
A vida virtual por alguns momentos vem nos afastando da real noção da nossa existência: amarmos uns aos outros, como Deus nos ama. As tecnologias, as mídias precisam ser usadas por nós, não nos usarem. Quando vamos ver, sem perceber nossas horas livres vão se resumindo a uma tela de celular vendo a vida dos outros. Enquanto que vamos deixando de lado nossos compromissos reais.
Não é preciso pensar muito para perceber que as redes sociais têm mudado nossa forma de nos relacionarmos com nossos amigos, com Deus e com as coisas.
Em meio a tanto imediatismo, você consegue perceber o que na sua vida deseja que se prolongue? Quais conversas, amizades e momentos você quer que durem a eternidade? Um áudio, um vídeo pode ser acelerado, mas a vida ao lado de quem amamos, de quem é real precisa ser aproveitada a cada segundo.
Qual a última vez que, conversando com algum amigo, você perdeu a noção do tempo? Com certeza foram minutos valiosos e esse encontro alimentou a sua alma. E qual a última vez que na sua oração pessoal você escolheu rezar um pouquinho a mais? Sem dúvidas, você saiu da oração transbordando de amor e alegria.
Se é pra acelerar, acelera a hora de estar em oração, mas não se preocupe em terminar logo. Quem ama gasta tempo, escuta com o coração e se deixa ser cuidado. Portanto não queira pular etapas ou viver de qualquer forma momentos que devem ter sabor de eternidade.
No entardecer da vida, não seremos cobrados pelo tanto de tarefas que conseguimos cumprir, nem com o tanto de conquistas, medalhas e honrarias que recebemos, nem pelos diplomas ou descobertas, mas pelo amor dado.
Socorrinha Mouta