Formação

Presépio: qual o significado deste símbolo?

O presépio representa uma das festas mais bonitas da comunidade cristã

comshalom

A festa do Natal é um convite para visitarmos o presépio. Ele prolonga a influência litúrgica na comunidade, cheio de riqueza teológica e espiritual, torna o Natal uma das datas mais solenes e mais bonitas do ano. A profundidade do mistério da encarnação, se manifesta no próprio acontecimento histórico, ou seja, tem um tempo e um lugar (Belém), compõe o cumprimento das profecias e a origem da tradição cristã, que se difundiu no mundo.

O capítulo dois, do livro de Lucas, nos narra com detalhes este momento sagrado, pelo qual se aprende a verdadeira alegria cristã. Maria e José, não se parecem com uma família coroada de glória, ao ter seu primogênito em meio a tantas penúrias, no entanto, estão repletos de alegria interior, pois estão certos de que é Deus que age naquela história.

Quais são as figuras representadas no presépio?

As principais figuras do presépio são Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, todos em uma manjedoura. Também os pastores, são figuras do mesmo texto litúrgico. Eis que lá estavam e se alegraram, pois receberam de um anjo (também representado) a mensagem da salvação: o nascimento do Cristo, que acontecia ali perto e naquele momento.

Já o segundo capítulo, do livro de Mateus, retrata a visita dos três reis magos, representados no presépio juntamente, com a estrela que lhes guiou. Belchior, Gaspar e Baltazar encontraram o Menino Jesus junto de Maria, e Lhe prestaram homenagens oferendo ouro, incenso e mirra. Por fim, os animais representados no presépio (o boi e o jumento) não estão descritos no evangelho, mas são sinal do cumprimento das profecias messiânicas do nascimento de Jesus Cristo.

O profeta Isaías descreve que “o boi conhece o seu dono, e o jumento, a manjedoura de seu senhor” (Is 1, 3), que levou a Igreja a reconhecer, nós (os fiéis) representados no presépio por estes animais. Historicamente, o primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis, em Greccio, na noite de Natal do ano de 1223, numa gruta, com um boi e um burrinho vivos e um pouco de feno, mas sem as figuras das personagens do Evangelho, onde celebrou, acima da gruta, a Santa Missa.

Quando devo montar e desmontar o presépio?

Geralmente, o présepio é montado no primeiro domingo do Advento, que marca o início de um novo ano litúrgico, sendo celebrado quatro domingos antes do Natal, como uma preparação para a celebração do nascimento de Jesus, porém a Comunidade Católica Shalom tem a tradição de montá-lo apenas no dia 16 de Dezembro, quando já se vive liturgicamente a espera pela primeira vinda de Jesus. Após as celebrações natalinas o presépio é desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

Nas palavras do Santo Papa Paulo VI “O presépio é construído não só, como elemento figurativo litúrgico, mas também, como cena representativa popular, que nunca mais deixará de exercer influxo na fé, na piedade, na arte e no sentimento do povo cristão, com uma simpatia encantadora e uma alegria especial para as crianças, os pobres, os humildes, as famílias e os santos”.

Adotemos estas palavras, como uma grande lição do significado do presépio, para que ao montarmos nos nossos lares, relembremos com o coração sincero, o verdadeiro significado do Natal, tomando para nós o conselho de Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4, 4)

Onde está o Rei? Viemos adorá-lo

E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós. 

[Saiba mais na página especial de Advento 2022]

Para saber mais sobre Advento:

7 questionamentos mais comuns sobre o Advento


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.