No próximo domingo, celebraremos o Natal, uma data tão solene para os cristãos. O Papa Francisco deu algumas sugestões, que vale a pena recordar, para a preparação deste tempo formas concretas de aquecimento do coração para recebermos o Menino Jesus. Na ocasião, o Santo Padre incentivou os fiéis a se questionarem: “Como posso fazer a minha parte?”
Dicas do Papa
É necessário que se assuma “um compromisso concreto, mesmo que pequeno”, compatível com a própria situação de vida. Por exemplo:
- Telefonar para uma pessoa sozinha;
- Visitar um idoso ou um doente;
- Ajudar um pobre;
- Pedir perdão ou perdoar ao próximo;
- Aproximar-se do perdão do Senhor.
Neste gestos simples, porém concretos, podem fazer o Nata de alguém muito feliz e aproximá-lo de uma encontro pessoal com o Menino Jesus que deseja nascer em cada coração.
Leia também| Confira algumas dicas para melhor celebrar o Natal
As sugestões do Papa Francisco foram feitas durante o discurso:
“E assim, concluindo, perguntemo-nos: o que posso fazer concretamente? Nestes dias, à medida que nos aproximamos do Natal. Como posso fazer a minha parte? Assumamos um compromisso concreto, mesmo que pequeno, que se ajuste à nossa situação de vida, e levemo-lo a cabo para nos prepararmos para este Natal. Por exemplo: posso telefonar àquela pessoa sozinha, visitar aquele idoso ou doente, fazer algo para servir um pobre, um necessitado. Ou ainda: talvez eu tenha um perdão a pedir ou a conceder, uma situação a esclarecer, uma dívida a saldar. Talvez tenha negligenciado a oração, e depois de tanto tempo é hora de me aproximar do perdão do Senhor. Irmãos e irmãs, encontremos algo concreto e realizemo-lo! Que nos ajude Nossa Senhora, em cujo ventre Deus se fez carne.”
Como sempre, Francisco exortou os fiéis a contarem com a intercessão de Nossa Senhora para auxiliar nesses compromissos.
Onde está o Rei? Viemos adorá-lo
E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós.