Sem Categoria

Acamp´s: Alegria em perseverar e dar mais do que se receber

Lucas Maia é carioca e hoje vive como um consagrado da Comunidade de Vida na Missão de Santiago, no Chile. Ele conta como teve a experiência pessoal com Deus e o despertar vocacional durante um Acampamento de Jovens Shalom

comshalom

Olá, meu nome é Lucas Maia, sou natural do Rio de Janeiro e hoje estou em missão em Santiago, no Chile. Meu primeiro Acampamento foi há exatos 10 anos, não com o mesmo nome que é hoje, mas a temática era a mesma. Cheguei “de paraquedas” sem saber o que ia viver, meu pai só me inscreveu e eu fui.

Lucas no Acampamento em 2012

Nunca tinha vivido nada parecido, a primeira impressão que eu tive foi que a Missa que era totalmente diferente das que eu estava acostumado a participar, com aquelas palmas sincronizadas que só no Shalom a gente vê, um ministério de música ungido e a liturgia impecável, aqueles jovens rezando com uma piedade que eu nunca vi na vida. Terminou o Acampamento e o que ficou marcado em mim foi a questão: “o que eles têm de diferente?”

Infelizmente não perseverei no grupo e em nada, mas me convidaram em 2013 para o mesmo Acampamento. Eu fui e ali tive uma experiência mais forte que realmente me deixou questionado e com um desejo de ser como aquelas pessoas. Mesmo não entendendo muita coisa, eu queria ter aquilo que eles tinham. Mas como um jovem difícil que eu era e muito tentado pelas coisas do mundo, também não consegui perseverar.

A perseverança gera vida nova

E então, em 2014 recebi um convite para servir no evento. A partir dali, toda a minha vida começou a mudar e rapidamente entendi o que São Lucas queria dizer em Atos dos apóstolos “Que há mais alegria em dar do que receber”. Ver jovens tendo a mesma experiência que eu tive, saindo completamente transformados.

Foi a primeira vez que eu disse “Eu quero viver isso pra sempre”, meio que sem querer, algo que parecia loucura para mim. Percebi que era um chamado de Deus, porque com tudo aquilo que eu vivia no mundo nunca que eu iria querer viver isso mais vezes. Mas, como os meus próprios amigos do mundo que viram as mudanças radicais que eu fiz  disseram depois, “só pode ter sido Deus mesmo”. A partir dali comecei a perseverar, fui para mais eventos da Comunidade, CJS, Renascer, Acamp’s…

Perseverei no grupo de oração e senti o chamado a ir em missão, Vivi todo o processo de discernimento e comecei minha jornada como missionário. E, hoje, Deus me envia a evangelizar em terras chilenas, a evangelizar os jovens de forma mais especial, em uma cultura totalmente diferente da minha. Mas, na relação com eles, com a amizade e com a experiência de um Seminário de Vida, mesmo com pouco tempo convivendo com eles, pude fazer a experiência  que nosso fundador Moysés Azevedo fala: “ O coração do jovem é o mesmo”.

>>Saiba mais sobre o Vocacional Shalom

Não importa em que parte do mundo estamos, a sede por Deus e a necessidade de uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo é a mesma. Evangelizar os jovens de outra cultura é entrar na história deles, muitas vezes sofrer com eles as marcas que o pecado deixou e conduzi-los ao Pai Misericordioso.

Um novo tempo

Hoje, estamos nos preparando para mais um acampamento no final deste mês, com tantos desafios e incertezas que enfrentamos por conta deste tempo que vivemos. A certeza que me faz perseverar é saber que no domingo após a efusão aqueles jovens não serão mais os mesmos. A alegria e as lágrimas que expressam o quão eles são amados por Deus. Vale a pena toda as lutas e desafios que enfrentamos para preparar um Acampamento. Não há nada que pague ver um jovem entrando de uma forma no Acamp’s e saindo completamente transformado pelo amor de Deus, porque Aquele amor, que mudou a minha vida há 10 anos atrás, continua resgatando jovens de uma vida sem sentido e vazia.

Como missionário essa é a minha maior alegria: dar de graça aquilo que de graça recebi. São essas experiências que alimentam a minha vocação e a certeza de que realmente eu nasci para isso! 

Tenha  você também uma experiência com o Amor de Deus

Além do Acampamento de Jovens, você pode viver uma (nova) experiência com o Amor de Deus no Retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Shalom. Caso, não tenha mais um Acamp’s perto de você, marque na sua agenda e participe do Renascer/Reviver 2022.

“Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano.  Por isso, não fique de fora. Procure o Centro de Evangelização mais próximo de você e participe de mais este momento de graça!

Confira as Missões que realizarão o Renascer/Reviver 2022

Lucas Maia
Consagrado Comunidade de Vida
Missão Santiago


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Lucas você é a expressão viva e eficaz da presença de Deus na minha vida. Ser seu pai é de alguma forma sublime e nexplicável, tocar o Céu. Te amo do mais profundo do meu ser. Vai resposta, vai..diz ao homem que ele não está só!!!