Shalom

Alegrai-vos! Jesus está vivo!

comshalom

O Renascer, retiro espiritual realizado pela Comunidade Católica Shalom todos os anos no período em que o mundo comemora o Carnaval, tem como tema no ano de 2022: “Alegrai-vos! Jesus está vivo!”, baseado no versículo 5 do capítulo 24 do Evangelho de Lucas. O que nos leva a refletir é: de qual alegria estamos falando?

No início deste capítulo, as mulheres haviam saído para visitar o túmulo. Jesus estava morto, seus corações estavam entristecidos. O mestre se fora! E ao chegar para visitá-lo, com os aromas que levaram para perfumar Seu corpo, não o encontraram: havia apenas um túmulo vazio. Vamos nos colocar no lugar delas nesta cena: se você perdesse alguém que ama muito e, ao chegar para visitar o túmulo, o encontrasse violado e o corpo não estivesse lá, qual seria a sua reação? Certamente você ficaria com raiva, com medo, desesperado, muitos sentimentos ruins, nada de alegria, certo? Prevendo essa reação, natural e humana, o Senhor colocou dois anjos a guardar o sepulcro, e quando elas chegaram, foram eles que disseram “Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Alegrai-vos!” Os anjos então convidaram as mulheres a fazerem memória das palavras de Jesus, que prometeu ressuscitar ao terceiro dia.

Promessas. Jesus nos fez muitas promessas. No Evangelho de São João, existe uma promessa também de alegria. Jesus nos diz “Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”, logo após a conhecida metáfora da videira, em que Ele nos convida a permanecer Nele. Ele também nos convida a perseverar no amor: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.” (cf. Lc 24,9).

De tudo isto, podemos entender que a alegria que Jesus nos chama a viver é a alegria de permanecer. Permanecer com Ele! Ele não nos chama a uma alegria “temporária”, aquela de sempre viver momentos bons, aquela em que “tudo sempre dá certo”. Pelo contrário! A alegria da Ressurreição se apresentou àquelas mulheres exatamente após a dolorosa experiência da cruz. No entanto, foi preciso permanecer. Elas viveram esta alegria porque permaneceram! A alegria delas foi fruto da fé: acreditaram na promessa do Senhor que ressuscitaria ao terceiro dia! E não podemos nos esquecer dos anjos, aqueles que anunciaram a elas a Ressurreição: em nossa vida, nos momentos mais difíceis, o Senhor coloca estes anunciadores da Ressurreição para nos lembrar das Suas promessas. Podem ser amigos, familiares, vizinhos, o Senhor pode se utilizar de quem Ele quiser para dizer a você hoje: “Alegrai-vos! Jesus está vivo!”

Que neste Renascer você possa provar deste mesma alegria que aquelas mulheres provaram e, como Madalena, correr e anunciar ao mundo todo que Ele vive!

 

Redação

Shalom Macapá

 

Informações: 

Participe conosco! O Renascer acontece em Macapá nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março, no Colégio Tiradentes, a partir das 8:30h. Mais informações através das nossas redes sociais @shalommacapa e pelo telefone (96) 98102-6708 (falar com Jéssica).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.