Notícias

Igreja beatifica 16 mártires da Guerra Civil Espanhola

São 14 sacerdotes, um seminarista e um civil, martirizados devido a perseguição religiosa sofrida na Espanha no início do século XX.

comshalom
Cerimônia de beatificação de mais de 400 mártires cristãos em 2007. foto: reprodução

A cerimônia de beatificação de 16 mártires da Guerra Civil Espanhola será neste sábado, 26 de fevereiro, na Catedral de Granada. Os novos beatos – 14 sacerdotes, um seminarista e um civil –  foram vítimas da perseguição religiosa perpetrada por uma facção comunista no início do século XX na Espanha.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Entre eles está o padre Cayetano Giménez Martínez, um sacerdote idoso com aspecto pacífico e apaixonado pela Eucaristia. A arquidiocese de Granada o definiu como “bom, sábio, humilde e prudente ministro do Senhor”.

Quando a guerra civil eclodiu em 23 de julho de 1936, o padre Cayetano teve a oportunidade de fugir em um caminhão, mas optou por permanecer na paróquia. Em pouco tempo, a igreja foi incendiada e o sacerdote precisou se esconder na casa de um amigo médico. No entanto, acabou sendo descoberto.

Sacerdote ministra sacramento da Confissão instantes antes do martírio

O padre Cayetano ficou preso por três dias e depois levado com outras seis pessoas ao local onde seria fuzilado. Antes do martírio, o padre pediu aos seus carrascos que o matassem por último, pois queria dar a absolvição a todos os seus companheiros. Foi martirizado gritando “Viva Cristo Rei!”

A bravura do sacerdote foi reconhecida por seus algozes que comentaram “a coragem que o velho teve”. Foi martirizado com 69 anos de idade. Seus restos mortais repousam no cemitério de Loja, em Granada. O lema da beatificação será “Vossa Graça vale mais do que a vida”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.