Tudo começou quando uma irmã de Comunidade Shalom, em 2017, me falou sobre um livro muito bom: José, Referencial para o homem de hoje. Adquiri e iniciei a leitura, conheci mais sobre esse santo amigo e, em determinada parte do livro, tem o testemunho da nossa co-fundadora Emmir Nogueira, em que ela cita as graças recebidas por meio de São José, como a conversão de pessoas, pedidos dos filhos espirituais, em que ela coloca todos os pedidos embaixo de São José.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Eu fiz o mesmo. E nesse tempo que conheci o livro, eu estava desempregada e rezando por um “José”, sempre rezava sobre isso, mas nesse tempo intensifiquei e o desejo do meu coração era um namorado que se tornasse meu esposo. Tomei pra mim esse santo amigo, patrono da Igreja e da nossa Comunidade, fiz a novena, anotei pedidos, fiz muitos papeizinhos, comprei um ícone e coloquei os pedidos embaixo de São José. Nos pedidos, eu coloquei necessidades espirituais, materiais e conversões também. Sempre relembrava os pedidos ao santo na minha oração pessoal.
O primeiro pedido
O emprego, que, na época, pedi, eu recebi. Sinais concretos aconteceram no caminho da entrevista e na entrevista. Dentro do ônibus, fui na janela e olhando para a rua passou um caminhão com a frase: São José com você todos os dias. Guardei no silêncio do meu coração, ainda não querendo criar expectativas. Entrei no local e tinha outro candidato, ele foi chamado primeiro e eu permaneci na sala de espera. Ao olhar o ambiente, meus olhos fixaram numas caixas e lá tinha escrito: São José alimentando você todos os dias. Ao final da entrevista, eu fui escolhida para a vaga e dei inicio ao trabalho. Um grande louvor e obrigado a São José.
O esposo e outros pedidos
No ano seguinte, em 2018, reencontro um amigo, irmão que fiz Reciclagem em 2015, nos reaproximamos numa amizade desinteressada e, à medida que íamos convivendo, esse rapaz de amigo tornou-se meu namorado e no dia 19/03/2022 se tornará meu esposo consagrado na Vocação Shalom. Foi assim que escrevi no pedido, em que deixei embaixo de São José.
Mais à frente, dei início à faculdade, outro pedido que roguei aos cuidados do santo, e uma das colocações apresentadas foi que São José me ajudasse a pagar a faculdade até o último semestre. São oito semestres, estou no quinto, já estive desempregada e, nesse período, em nenhum mês, a faculdade deixou de ser paga. Até hoje, ela está sendo paga mês a mês.
A gravidez da minha irmã, que tinha dificuldade por 10 anos de casada e não conseguia, também coloquei embaixo de São José. Hoje a Maria Laura está com três anos, linda e cheia de saúde. Quando conheci o livro, eu iria fazer minhas primeiras promessas no carisma e coloquei também minha vocação, o chamado que Deus me fez, pedindo a São José as graças necessárias para corresponder a Deus, de fazer minhas promessas definitivas no Carisma e permanecer para sempre até chegar ao céu. E nesse ano de 2022, darei início ao caminho para trilhar minhas promessas definitivas no carisma.
Leia também | São José: um pai muito além da providência
O casamento no dia de São José
Ao rezar sobre as datas do noivado e casamento, o Senhor me fez relembrar onde tudo deu início, começou como fruto de uma oração, da fé de alguém que esperava o melhor de Deus, e que acreditou na intercessão dos amigos do céu. Foi uma ousadia, mas uma certeza que o dia para receber a benção de Deus seria no dia de São José.
Casar no dia de solenidade de São José, aos olhos humanos era impossível, mas São José nos escolheu, acolheu e preparou tudo, sua providência jorrou em toda a preparação do casamento e para nossa futura casa. A escolha da igreja foi algo que nos fez chorar, tínhamos algumas preferências, mas encontramos algumas barreiras, ou era a data que não tinha disponível ou o valor da igreja não estava dentro da nossa realidade.
Quando já estávamos cansados de bater em algumas portas e não dá certo, foi gerando um desânimo, falamos em alta voz que naquele dia seria a última igreja que entraríamos para ver se a data estava disponível. Entramos na igreja de Nossa Senhora de Salette, perguntamos se a data do dia 19 estaria disponível para casar, e o secretário foi dizendo: SIM, PODE. TEMOS ESTA DISPONÍVEL. Nós nos alegramos com o valor, acertamos tudo e ao sair da sala adivinha quem estava no cantinho, discretíssimo, que nós não havíamos visto quando entramos? Uma imagem de São José.
Choramos, sorrimos e percebemos que é essa igreja que São José separou para recebermos a benção de Deus, contemplamos a certeza da providência agindo no cuidado de São José se manifestando a nós.
Devoção ao Patrono da Igreja e da Comunidade
A novena é sempre rezada. Oração pessoal com uma conversa direcionada a ele, pois continuo a ter pedidos embaixo dele. Na casa de meus pais, São José está na cozinha e no meu quarto. Na minha nova casa, ele estará no quarto, na cozinha e ganhará mais um espaço na sala. Me sinto muito amada por Deus, por experimentar seu amor e cuidado através dos nossos amigos intercessores no céu.
Graças recebidas, graças testemunhadas. Até hoje não me lembro de ter pedido alguma coisa a São José que ele não me tenha concedido (Santa Teresa D’Ávila),
São José, rogai por nós e providenciai!
Testemunho: Janaina da Silva Goes Moura