Formação

Qual a diferença entre a Quaresma e a Semana Santa?

Há uma dúvida sobre a Semana Santa ser dentro da Quaresma ou não, e quais as diferenças de significados entre elas.

comshalom

A princípio, como já é conhecido por muitos, a Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa. É um período de preparação, de organizar a vida espiritual para a grande festa da Páscoa do Senhor.

Leia também| 29 perguntas sobre a Quaresma

Assim, a Quaresma é um tempo propício de reflexão sobre a práxis cristã, é um convite profundo à conversão. É mais uma oportunidade, dentre tantas, para abandonar os velhos vícios que nos afastam dos caminhos de Deus e voltarmo-nos totalmente para a pessoa de Cristo e fortalecer a fé.

Três caminhos para a conversão

Deste modo, há três caminhos são propostos pela Igreja para nos auxiliar nesta dinâmica da conversão:

– O jejum, ato que serve para percebermos nossas fragilidades;

– A caridade, que nos leva ao encontro de nossos irmãos e irmãs mais necessitados;

– E a oração, meio este de ir ao encontro de Deus.

Contudo, a Quaresma é como que um grande retiro de preparação para participarmos bem dos mistérios de Jesus e de nossa salvação.

Semana Santa

Assim, Semana Santa é aquela que antecede o que a Igreja chama de Tríduo Pascal, que é o centro, o ápice de todo o ano litúrgico celebrado pela Igreja. 

Leia também| O que a Bíblia fala sobre Semana Santa

Desta forma, a Semana Santa nos prepara para vivermos com intensidade o Tríduo Pascal, que inicia-se na Quinta-feira Santa com a oração das Vésperas, antecedendo a missa onde celebramos a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Portanto, ao iniciar o Tríduo Pascal encerra-se o período quaresmal. Este nos insere na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, o nosso Redentor.

Confira| Como me preparar para a Semana Santa?

Na tradição popular, a Semana Santa é chamada de Semana Maior, pois nos move a celebrar os mistérios de nossa salvação. Apesar de serem tão próximos do Tríduo Pascal, os dias de Segunda, Terça e Quarta-feira Santa ainda estão inseridos no período quaresmal.

Somente podemos diferenciar o Tríduo Pascal que, como já dito, inicia-se com as Vésperas (oração litúrgica da Igreja) da Missa da Ceia do Senhor (lava-pés).

Tempo da Quaresma

Em outras palavras, dentro do Tempo da Quaresma, temos a Semana Santa. O Domingo de Ramos inicia a Semana Santa e encerra a Quaresma, de acordo com o Missal Romano. Na Quaresma, a espiritualidade mais presente é o chamado à conversão, a busca interior de encontrar em si o que falta ser convertido, buscar o que precisa ser perdoado, curado e precisa ser reconquistado para estar pronto para a grande festa, a Ressurreição de Cristo. 

Contudo, a Semana Santa não é em si a Quaresma, mas como dito, faz parte do Tempo Quaresmal, é um tempo dedicado a reflexão, tomar consciência do que está prestes a acontecer. Nos voltamos para Cristo, para a gratidão de amor que se dará na Cruz pelos nossos pecados e reconhecer quão grande é o amor de Deus, fomos salvos pelo amor que foi crucificado. 

Que possamos, a cada dia, celebrar com profundidade o período quaresmal, numa busca sincera de verdadeira conversão para vivermos a Páscoa do Senhor com os nossos corações renovados! 

 Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.