No dia 29 de março, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, visitou, na Cracóvia, o local em que vivem os missionários da Comunidade Católica Shalom. O objetivo da visita do chefe de estado foi conhecer como estava sendo realizado o trabalho de acolhimento dos refugiados da Ucrânia. O registro desse momento ganhou destaque nas redes sociais e também em portais de notícia católicos, após fotos mostrarem o presidente ao lado de missionários da Comunidade. A seguir, confira como foi esse encontro e os frutos dessa experiência.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Maynara Lima, missionária da Comunidade de Vida, participou desse momento e partilhou detalhes do encontro para o comshalom. De acordo com Maynara, o presidente esteve no prédio em que os missionários da Comunidade vivem porque no mesmo local funciona um espaço de acolhimento de refugiados ucranianos administrado pela Caritas. Na ocasião, o presidente pode conhecer de forma precisa como tem sido esse trabalho que atende cerca de 60 refugiados.
Números relacionados à acomodação e também aos alimentos, que são recebidos e também enviados para as fronteiras, foram apresentados ao presidente. Além disso, durante o encontro, refugiados puderam agradecer ao chefe de estado pela acolhida no País. Eles contaram suas histórias e expressaram sua gratidão. De modo particular, uma mulher ucraniana chegou a se emocionar ao pedir ao presidente ajuda para voltar à sua terra. Entretanto, com calma e sabias palavras, Andrzej Duda explicou que o processo de reconstrução da Ucrânia não será tão desafiador, pois muitos países estão dispostos a ajudar, porém, para que isso aconteça, é preciso que a Rússia deixe o espaço ucraniano.
Ao ouvir as palavras do presidente, Maynara conta que ele mostrou ser um homem capaz de promover a paz para um povo que tem sofrido bastante por conta dos dolorosos conflitos de guerra. Logo após esse momento, o padre responsável pelo trabalho da Caritas apresentou a Comunidade Shalom para o presidente. Em sua fala, o sacerdote destacou: “eles fazem muita diferença aqui, o que eles fazem só eles fazem.” Nesse sentido, o presidente agradeceu aos serviços que os missionários da Comunidade têm prestado junto aos refugiados.
Leia também | Em Cracóvia, sementes de esperança são lançadas no coração dos refugiados da Ucrânia
Frutos do encontro da Comunidade Shalom com o Presidente Polônia
Os frutos desse encontro com a principal autoridade civil polonesa já estão surgindo, pois pessoas começaram a procurar a Comunidade Shalom para saber mais sobre suas ações. Ainda segundo Maynara, esse contato com o presidente foi também uma abertura de portas para que a evangelização aconteça de forma nova na Polônia. Vale destacar que, além da Cracóvia, a Comunidade está presente também em Varsóvia. Nesta cidade, missionários também têm contribuído com o acolhimento de refugiados ucranianos.
Leia também | Em Varsóvia, refugiados da Ucrânia encontram consolo, alívio e paz