Formação

É possível criar uma bagunça organizada?!

Por mais que a gente queira dizer que “sim, é possível uma bagunça organizada”, a vida nos mostra outra coisa. Confira com a especialista

comshalom
(Imagem/ Andrea Piacquadio no Pexels)

Quem nunca respondeu para a mãe, quando esta lhe pedia para arrumar o quarto: “eu me encontro no meio da minha bagunça”, que atire a primeira pedra. Às vezes a gente cresce e diz isso, não mais para a nossa mãe, mas para aquela gaveta com tudo dentro, para aquela nuvem de backup do Google que só ocupa memória, aquele armário da ‘bagunça’… Já entendeu né?!  

Leia também| Habilidades difíceis de desenvolver, mas que trazem muito resultado

Quando perdemos tempo e ficamos “agoniados” com a busca de algo que não encontramos vemos que não é bem assim. Achamos que é perder tempo parar e organizar diante de tantas outras tarefas e atividades, mas não reconhecemos que também é tempo perdido ficar com coisas e pensamentos acumulados e emaranhados. 

Tudo precisa de ordem

Além do tempo perdido, soma-se a sensação de frustração e estresse desnecessários. Vivemos numa sociedade que quer tudo para ontem, mas como cristãos somos chamados a viver o Hoje. Cada coisa no seu lugar e no seu tempo. 

Quem se organiza, não fica com a sensação de que está sendo arrastado pela maré ou pelo o que já passou. A pessoa organizada consome seu tempo com o que realmente é necessário. Ela pertence ao momento e ao local presente. 

Ahh, mas tem algo muito importante: ser organizado, não significa ser rígido ou até mesmo chato (eu que o diga, já errei muito por isso! #sorry). É possível que a organização seja um hábito adquirido trazendo para sua vida leveza, alegria  e criatividade! 

Método 5 S

Vamos juntos tentar! Vou te apresentar uma forma de se organizar bem simples e tranquila: o “5S” (5-S porque são literalmente 5S’s em Japonês…).

Utilizar o método do 5S favorece para que estejamos com a vida organizada (ordenada, na linguagem shalomita!). Ele pode ser utilizado para tudo, até seus pensamentos. Eu mesma passei o último mês fazendo 5S no meu quarto, nos meus arquivos do computador e nas nuvens (tinha tanta coisa, que só Jesus…rs). 

Mesmo para quem já conhece o método, há quanto tempo você não o faz? Refaça e pense que sempre é possível melhorar. Caso você não o conheça, vamos te dar o passo a passo. 

Eu estou fazendo um caminho para te ajudar a colocar o Evangelho em prática no seu cotidiano. Vamos dar mais um passo adiante. Então,  antes de continuar a ler, faça uma lista das áreas (físicas, emocionais, digitais) que você reconhece estarem bagunçadas. 

P.S. já falamos sobre tempo e metas e vamos continuar falando sobre muitos outros assuntos. Então, se quiser que eu te ajude em algo, não tenha receio em pedir nos comentários! 

Agora que você listou, escolha uma área para ser a primeira a ser organizada. Faça o exercício de ler os passos abaixo e executá-los ao mesmo tempo. Se não puder ser agora, faça assim que possível. Só não se deixe levar pela preguiça, combinado?

Vamos aos 5S da organização. Nada de cada K uma lágrima, é cada S, um passo: 

1º S – Seiri – O Senso de Utilização

Para quê guardar o que você não usa ou não te faz bem, não é mesmo?! Mas, na correria, a gente prefere deixar lá e fingir que não está ali. É mais “fácil”, que pensar em qual fim vai dar para aquilo. Por isso temos o 5S para nos salvar!!

O objetivo é fazer você ganhar tempo e evitar acúmulos, então deixe perto de você o que usa muito, e longe o que usa pouco.  

Use os critérios

  • Uso com frequência: mantenho por perto, o mais acessível possível. 
  • Não uso com frequência, posso manter longe, em um armário, pasta, arquivo. 
  • Não é útil para mim, mas pode ser útil para alguém: entrego a quem pode precisar (reciclagem, doação, bazar, use a criatividade!). 
  • Não é útil para ninguém, lixo. 

2º S – Seiton – O senso de Organização

Um bom shalomita é ordenado, não é mesmo?!rs 

Organizar nada mais é que: colocar cada coisa em seu devido lugar.  Hoje tem muitas possibilidades para te ajudar a se organizar (esses dias descobrir que existe até despertador que foge para que você levante da cama! Olha que legal!!). Isso significa que você pode se organizar de maneira que melhor se enquadra a você.

Comigo, por exemplo, funciona muito bem: alarmes no celular para não esquecer compromissos e o workspace do Google. Quem me conhece sabe que sou super distraída, então minhas coisas tem lugar certo e hora certa. Isso evita que eu fique procurando algo (ou achar que perdi algo, que por sinal, com a ajuda de Santo Antônio sempre acho!); marcar alarme para compromissos, evita que eu deixe alguém esperando. Se já fiz isso contigo deixe nos comentários para eu te pedir perdão!🤯

Busque sua forma de colocar cada coisa no seu lugar. Escolha de maneira objetiva o lugar de cada coisa de acordo com os critérios do primeiro S. Encontre recursos que te ajudem e estabeleça regras para si mesmo. Transformar as regras em um jogo pode ser uma forma divertida de ser uma pessoa organizada. Talvez eu até volte em outro artigo dando mais dicas sobre isso. 

3º S – Seiso – O Senso de Limpeza

Falar de limpeza parece aquele “óbvio que precisa ser dito”. E é mesmo! Um ambiente limpo traz a sensação de tranquilidade e foco no trabalho, quanto mais “poluído” for seu ambiente físico ou digital, mais você tem a sensação de cansaço e mais se distrai (Gostou?! Aline, também é cultura! rs).

A limpeza também está associada à colaboração e produtividade. Quando buscamos um ambiente limpo, pensamos também que aquele ambiente vai ser agradável para quem compartilha conosco. Imagina aí quando você recebe uma visita e sua casa está só no “bagaço da laranja”… Imaginou? Não é legal, né?! Agora reflete isso no ambiente de trabalho, estudo, dentre outros. Pronto! Às vezes as primeiras, as segundas, as terceiras impressões importam sim! 

4ºS – Seiketsu – O Senso de Padronização

Não se assuste com o termo; padronização não significa tudo cinza e sem personalidade!! 

Todos nós, por mais diversidade que tenhamos, temos um padrão. Nossa essência, nossa personalidade. Nós mudamos um pouco ao longo da vida, mas se mudarmos tudo, viramos outra pessoa e não seremos nós mesmos. 

A padronização é isso. É você reforçar quem você é e quem você quer ser. E no caso do uso dos 5S para o nosso cotidiano é reforçar o que você decidiu até aqui.

É importante ter clareza e colocar cada coisa em seu lugar, para que nós saibamos para onde estamos indo e também para que outras pessoas saibam quem somos. 

Padronize com criatividade de acordo com sua necessidade. Adoro, por exemplo, o jeito divertido da galera ligada à tecnologia de padronizar e se comunicar mesmo com trabalhos tão precisos e metódicos. 

Existe um tempo para cada coisa, a hora de elaborar, planejar e a hora de colocar em prática o que foi elaborado. No fim das contas, uma não funciona sem a outra. Planeje sua vida, busque o desenvolvimento humano e espiritual. Este é o último passo do S de planejamento… o próximo é partir para a prática! 

5º S – Seiketsu – O Senso de Disciplina

Este senso é uma consequência de todos os outros. Todos os outros só fazem sentido se você praticá-los. Assim, vivendo todos os passos, a organização se torna um hábito saudável. A disciplina é a prática e manutenção de todos os outros “S” citados. Com o tempo você vai adquirir a constância e se tornará disciplinado.

A disciplina é fundamental para sua mudança de “homem velho” para “homem novo”. É ela quem lapida sua humanidade para acolher a Graça da conversão que Deus quer fazer em você.  Lembre-se: a prática cotidiana não é separada da espiritual, viver bem suas atividades humanas preparam você para as do Céu, e viver bem as espirituais torna sua vida mais humana. 

Vamos à prática! E, se precisar de ajuda, vamos juntos! 

Shalom!! 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.