Formação

São João Batista de La Salle, Mestre fiel e dedicado

Hoje fazemos memória deste santo que foi sacerdote, pedagogo e pedagogista francês inovador, que consagrou a vida a formar professores destinados à formação de crianças pobres.

comshalom

Hoje, 07 de abril, fazemos memória de São João Batista de La Salle. Esse servo santo do Senhor nasceu em Reims, na França, no dia 30 de abril de 1651, e teve seu encontro definitivo com Deus em Saint-Yon, no dia 7 de abril de 1719. Seu pai se chamava Luis de La Salle e sua mãe Nicole Moët. Aos 11 anos, o pequeno João já demonstrava destacada sensibilidade espiritual.

Ingressou no seminário e, após concluir a formação, foi, no dia 9 de abril de 1678, ordenado sacerdote e assumiu importantes funções pastorais na Catedral Reims. Além de um padre santo, foi também um pedagogo inovador, dedicando-se com empenho na formação de novos professores comprometidos com a educação de crianças, sobretudo as mais pobres e desassistidas.

Comovido com a situação desses pequenos, despojou-se da herança familiar e organizou uma associação que hoje recebe o nome de Irmãos das Escolas Cristãs ou Irmãos Lassalistas, focada na educação desses menores do Senhor. Vale a pena salientar que na época, assim como hoje em tantos lugares do mundo, somente algumas pessoas viviam com luxo e a maioria, entre elas as crianças, viviam em extrema pobreza. 

Vocação Sacerdotal

Nascido de uma família de renomados juristas, seu pai lhe havia preparado uma carreira jurídica, porém, como vimos no início deste texto, a Voz de Deus falou mais alto. João escolheu a vocação religiosa e, no dia 17 de Março de 1668, recebeu as ordens menores em Reims. Sua vocação foi posta à prova devido à morte de seus pais. Sua mãe faleceu no dia 19 de Julho de 1671, seu pai em 9 de Abril de 1672. Ele precisou assumir a tutela de seus irmãos e irmãs menores, para isso, pôde, pela graça de Deus, contar com o apoio de seu primo Nicolás Roland, 9 anos mais velho que ele, bispo auxiliar na Catedral de Reims. Após concluir os estudos, pôde ser ordenado sacerdote em 9 de Abril de 1678, recebendo ainda em 1680 o doutorado em teologia. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Educador dedicado e mestre de fé 

Após sua ordenação, em 1681 abraçou um projeto proposto por uma prima, que patrocinava projetos educacionais para crianças pobres.  Em 1683, renunciou aos seus bens e em 25 de Maio de 1684 fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir centros profissionalizantes para jovens carentes. No mesmo ano, fundou em Reims o primeiro centro de formação de professores.

Em 1688, inaugurou escolas em Paris e em 1692 criou o primeiro noviciado para homens, concluindo, assim, em 1698, a redação das regras do Instituto. Os métodos de ensino nas escolas fundadas por ele foram inovadores: as lições eram dadas para um grupo de alunos, sem particularismos. Tudo isso foi muito inovador na França e ainda condiciona os roteiros pedagógicos até os dias atuais. Trata-se de uma verdadeira “Teologia da Educação”, um guia muito seguro para qualquer escola cristã. 

Esse gigante da Igreja morreu aos 68 anos, foi beatificado em 1888 e canonizado pelo Papa Leão XII em 24 de maio de 1900. 

Que por sua intercessão, Deus possa abençoar todos os colégios cristãos, assim como os pais e educadores, para que a “fé e a razão, sejam apresentadas para crianças e jovens, como as duas asas pelas quais seus espíritos, se elevem para a contemplação da face de Deus.”   

São João Batista de La Salle, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.