Assim nos diz as Sagradas Escrituras em I Jo 4,7-21: “Amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus.” Deus é amor, logo o amor vem d’Ele e se enraíza na fé. A fé nos lança na esperança e a esperança não engana. (Rm 5,1-6). A esperança é a menina que vai na frente, cheia de alegria, levando consigo a fé e a caridade. É nesta perspectiva que somos chamados a exercitar em nós a graça dessas virtudes teologais, essenciais no itinerário dos que buscam neste tempo viver o processo de conversão do coração à voz de Deus, que ecoa no mais íntimo do nosso ser.
A fonte inesgotável do amor de Deus
Mas, por que a conversão é fruto da caridade divina? A resposta é evidente, se nós pensarmos que, sendo Deus a fonte inesgotável do amor; d’Ele procede todas as graças e, sendo a conversão uma graça, ela só pode ser fruto do amor de Deus por nós. Pensemos um pouco na eficácia das virtudes teologais que têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. Elas são infundidas no homem com a graça santificante, tornando-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. A Fé nos torna capazes de nos entregar livremente a Deus.
Leia também| A caridade divina
A Caridade é o amor por excelência, nos capacita a dar provas de amor a Deus, amando os outros, nossos irmãos. A Esperança, por sua vez, é a virtude que nos capacita a desejar viver a Caridade que é o amor por excelência; em vista do céu.
Outrossim, é a Esperança que nos leva para frente. Ela é cheia de ânimo, é vigorosa, repleta de alegria, porque não se trata de algo puramente humano; não estamos falando de esperança no sentido de que situação tal vai passar e tudo vai ficar bem depois. Não, não se trata dessa compreensão. A Esperança, virtude teologal, faz resplandecer em nós a certeza do amor de Deus, de que de fato somos amados e queridos por Deus e fomos criados à imagem e semelhança de Deus para vivermos um dia com Ele no céu. Este é o verdadeiro sentido da esperança que gera em nós frutos de conversão.
Esperança move a razão
A Esperança tem esse sentido eficaz em nossa vida, porque Cristo ressuscitou. Ele venceu a morte, venceu o mal, então nós podemos esperar e crer no céu. A ressurreição de Cristo é a fonte da nossa esperança. Não é a nossa esperança simplesmente humana, natural, mas porque Cristo ressuscitou, tudo muda e nós podemos esperar cheios de alegria.
Mas, atenção, para que possa esperar cheia de alegria a minha esperança precisa estar fundamentada na ressurreição; é uma condição sine qua non. A ressurreição de Cristo é o penhor da nossa esperança, é o que fundamenta a nossa fé. Porque Ele ressuscitou tudo me é possível n’Ele, com Ele e por Ele. Tudo me é favorável! Eu posso enfim viver um processo de conversão que se dá no meu ordinário, onde eu vou crescendo nas virtudes como numa escala onde uma impulsiona as outras, e assim, eu posso crescer a cada dia na graça que me faz progredir na prática de todas as virtudes até alcançar o céu que é a grande meta de todo seguidor de Cristo.
Áurea Sampaio,
Consagrada Comunidade de Aliança Shalom
Shalom Salvador/BA
Retiro de Semana Santa Shalom 2022
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição.
[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]
Meditações para a Semana Santa
Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.
Adquira o livro Meditações para a Semana Santa
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br