Na manhã deste domingo (10), o cardeal Konrad Krajewski partiu para Kiev, na Ucrânia, para levar a segunda ambulância ofertada pelo Papa Francisco ao país que está em conflito com a Rússia. A data prevista para a entrega é a Quinta-Feira Santa. Inclusive, o cardeal também celebrará a Semana Santa com os cristãos na Ucrânia a pedido do Santo Padre.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo comunicado da imprensa Vaticana, a oferta da ambulância, assim como o dia escolhido para a entrega, tem um grande valor simbólico: recorda o gesto de proximidade e serviço feito por Jesus durante a Última Ceia, na véspera da Sua Paixão, quando se envolveu numa toalha e lavou os pés dos seus discípulos.
Francisco deseja “curvar-se perante os homens e mulheres da Ucrânia feridos pela guerra e dar testemunho da sua proximidade”, por meio da oferta dessa segunda ambulância. Ainda segundo informações do Vaticano, é possível afirmar que quando uma pessoa ferida, doente ou em dificuldade for levada para a ambulância, poderá sentir o abraço e o consolo do Papa, que quer lavar e beijar os pés de todos que sofrem a violência injusta.
Leia também | Mulher é curada de DPOC durante momento de adoração ao Santíssimo Sacramento
A Sala de Imprensa da Santa Sé acrescentou ainda no comunicado que o cardeal esmoler do Papa “viverá a Semana Santa na Ucrânia, encontrando-se com a população e celebrando o Tríduo da Páscoa para as comunidades cristãs”. Vale lembrar que, no final de março, o cardeal Konrad Krajewski entregou ao presidente da autarquia de Lviv uma ambulância oferecida pelo Papa, para servir um hospital pediátrico.