Notícias

5 características da mansidão de Jesus por Gabriella Dias

Gabriella Dias convida participantes do Retiro de Semana Santa a serem humildes como Jesus

comshalom

 “Você já viu um cordeiro sendo tosquiado? Ele é manso! O homem vai fazendo a tosquia e ele não resiste, não se rebela”. Com essa afirmação, a missionária Gabriella Dias, inseriu os participantes do segundo dia do Retiro de Semana Santa de Fortaleza (CE), a mergulharem no mistério da sexta-feira da Paixão: Jesus que se entregou e morreu por nós. 

Ao citar a passagem bíblica de Isaías 53,7, que utiliza a figura do cordeiro, Gabriella convidou a neste dia contemplar e imitar a mansidão de Jesus que se entrega como cordeiro, e elencou cinco características dessa mansidão do Senhor:

1. Firmeza interior de Jesus (cf. Jo18,4-6)

“O manso não é um bobo, é alguém firme. Essa firmeza vem da certeza do amor do Pai. O Pai me ama, é meu defensor, cuida de mim. Minha vida está nas mãos do Pai. Jesus permanece firme em Deus que ama e sustenta. O cristão que segue Jesus passa pelas contrariedades da vida convictos no Amor de Deus, dessa prova que estou vivendo, essa enfermidade, essa situação financeira difícil, só pode sair algo bom, porque Deus me ama”.

2. Sem agressividade (cf. Lc 22,49)

“Jesus ensina a não revidar. Às vezes achamos alguma justificativa para a nossa agressividade. Mas Jesus, sendo inocente, não quis revidar. Jesus nos chama a sermos mansos ao ponto de transformarmos a nossa agressividade em ternura, o que é valente em nós, em caridade. […] Achamos bonitos quem é valente, desaforado, mas a agressividade não é um valor cristão. Dizemos que somos agressivos, devido ao nosso temperamento. Não vivemos segundo o nosso temperamento, nós vivemos segundo o Espírito”.

3. Silêncio (cf.Lc 22,63-64)

“O contrário da agressividade é o silêncio. O silêncio de Jesus é a capacidade de aceitar o não, a liberdade do outro. O silêncio de Jesus não é um silêncio de indiferença, de desistência. Jesus na sua Paixão silenciou diante de sua mãe, diante dos que lhes faziam sofrer, silenciou por amor. Jesus nos convida ao silêncio diante das situações difíceis da nossa vida”.

4. Misericórdia (cf. Lc 22, 60-62)

“Mesmo pecadores, se nos deixarmos olhar pelo olhar de Jesus, experimentamos a Sua misericórdia. […] Na confissão experimentamos a misericórdia de Deus de forma extraordinária. Precisamos ter esse olhar de ternura sobre nós, para também nós sermos misericordiosos com nossos irmãos. Essa atitude de misericórdia não é atitude de fraqueza, não abra mão de ser manso, cheio do Espírito Santo”.

5. Perdão (cf. Lc 23,40-43)

Jesus diante do bom ladrão, Jesus é inocente e perdoa, mas nós que não somos inocentes, bem mais devemos perdoar. Mesmo sendo inocentes é o momento de imitar Jesus e perdoar os pecados. Deus quer contar conosco para ser instrumentos do seu perdão no mundo”. 

Gabriella encerrou lembrando: “Jesus não tira o pecado do mundo como um super herói. O nosso Salvador venceu perdendo. O nosso Salvador venceu morrendo. Ele ressuscitou porque obedeceu ao Pai morrendo a morte de Cruz”.

Participe do Retiro de Semana Santa Shalom

O retiro de Semana Santa Shalom continua até domingo (17). Você pode participar da edição online ou mesmo da presencial. O retiro presencial acontecerá em algumas missões pelo Brasil, seguindo todos os protocolos sanitários. Fazendo sua inscrição, você terá acesso a área de vídeos que ajudarão a se preparar para bem viver a Semana Santa. 

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.