No segundo dia do Tríduo Pascal, a Sexta-Feira Santa, os participantes foram inseridos no mistério da caridade de Deus e união que se manifesta com todo o seu amor. O retiro iniciou com um forte momento de oração onde todos foram motivados a viver o dia priorizando o silêncio. “Ame agora, dê provas de amor ao Senhor agora, o tempo de amar é agora, um coração a coração, é a união das vontades. Hoje é o dia que nós precisamos contemplar, como Jesus que disse ao Pai por obediência a ti eu tomarei o cálice e tomou até o fim” disse Padre Livandro Monteiro, sacerdote e consagrado da Comunidade de Vida que deu a pregação no momento da manhã. “Santa Teresinha do Menino Jesus disse: A paz está no fundo do cálice. E para que nós sejamos salvos precisamos viver dele” ressaltou Padre Livandro.
A programação do retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom em Sobral contou com celebração da Via Sacra, no qual cada estação narra a Paixão e Morte de Jesus trazendo reflexões sobre o amor e a caridade cristã, encenada pelo Projeto Artes da Missão de Sobral, a Via Sacra levou os participantes a viverem e refletirem intensamente o mistério da Paixão. Ana Maria, vocacionada da Missão de Sobral (CE), conta sobre esta experiência: “Vivenciando a Via Sacra, Deus revelava profundamente ao meu coração as minhas misérias, as que eu não sabia, fui levada ao meu passado. Quando tudo isso vinha a minha memória, meu coração gerava um profundo arrependimento, por ver que o sofrimento de Cristo são pelos meus pecados, os meus atos o feriam e que cada gota derramada foi por minha causa, fui enxergando que mesmo que eu não o amasse verdadeiramente, Ele continuaria a me amar e que a maior prova desse amor é a sua vida ofertada na cruz”
O Retiro de Semana Santa segue até domingo, dia 17, na Escola José da Matta (R. Mte. Letácio, 16 – Campo dos Velhos), com uma programação voltada para os mistérios de Cristo.
Por Maria Taís