Notícias

Missionários do Shalom participam de Vigília de Páscoa no Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia

Os missionários tiveram ainda a oportunidade de encontrar o cardeal Stanisław Jan Dziwisz, que foi secretário particular do Papa João Paulo II.

comshalom

“Graça dos 40 anos da Vocação Shalom”. Assim, pode ser contemplado o convite que o Padre Jonas Magno, que trabalha no Santuário de São João Paulo II, fez aos missionários da Comunidade Católica Shalom que vivem em Cracóvia, na Polônia. O sacerdote pediu que o grupo composto por sete missionários participasse da Vigília de Páscoa no Santuário. Padre Jonas ainda deu a eles a missão de fazer uma das leituras da celebração em português.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Para Maynara Lima, consagrada da Comunidade de Vida, esse momento foi muito especial, pois, além de participar da celebração de Páscoa, ela e os outros missionários tiveram a oportunidade de encontrar o cardeal Stanisław Jan Dziwisz, que foi secretário particular do Papa João Paulo II, na saída do Santuário. Ela conta que o religioso concedeu a eles uma benção e ainda protagonizou um momento descontraído cantando uma música muito conhecida pelos brasileiros: “A benção João de Deus, abençoa os filhos teus”.

Já para o discípulo da Comunidade de Vida, João Pedro Castro, que ficou responsável pela leitura, a experiência foi bastante significativa.

“Talvez ainda seja difícil descrever tudo que esse momento representou para nós como Comunidade, como Missão de Cracóvia e também pessoalmente. Mas vejo como uma grande graça estarmos como Comunidade Shalom, no ano que fazemos 40 anos, vivendo o mistério fundamental da nossa vocação, no Santuário do santo que nos acolheu desde o princípio do Carisma, diante do secretário pessoal de São João Paulo II. Além disso, a leitura que nos foi confiada foi exatamente a quarta leitura onde o Profeta Isaías fala do amor esponsal, tão caro para nós. Representar a Comunidade e todos os brasileiros católicos que vivem aqui em Cracóvia foi fazer experiência de comunhão, de unidade, de ser Igreja. Ali, naquela leitura, estavam todas as vocações que saíram do Brasil para anunciar o Amor incondicional e irrevogável de Deus por nós a este povo. E ainda, percebo como um presente imenso de Deus e de confirmação da minha vocação e do meu ser missionário, pois, passados apenas 12 dias na minha nova missão, pude ser testemunha visível dessa imensa graça e confirmado na missão de anunciar o Cristo Ressuscitado para a Polônia e para todos que aqui residem”, testemunha o jovem discípulo.

Shalom na terra de São João Paulo II

Vale lembrar que foi o cardeal Stanisław quem fez o convite para que uma missão da Comunidade Católica Shalom fosse fundada na terra de São João Paulo II. Desde 2015, missionários têm realizado diversas ações de evangelização, a mais recente tem sido contribuir com o acolhimento dos refugiados da Ucrânia, país que está em guerra com a Rússia.

Leia também | Em Varsóvia, refugiados da Ucrânia encontram consolo, alívio e paz


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.