Imagina você sendo contratado para vigiar um túmulo de alguém que já morreu, com a seguinte justificativa: o fato de que aquele morto poderia ressurgir. Imagina a ridícula cena dos soldados armados a guardarem um cadáver! Uma vez que estes afirmavam ser mentira tudo que Jesus dizia.
Então porque velavam um morto? Estes lembravam quando Cristo dizia que iria ressurgir em três dias, lembraram que ele se comparava a Jonas que passou três dias no ventre da baleia e ressurgiu, do templo que ele disse que iria reerguer em três dias…
É surpreendente e constrangedor constatar que os inimigos dele vigiavam à espera de uma ressurreição, mas seus amigos não. Diante deste cenário de tristeza e, surge Maria Madalena ainda no desejo de prestar honras a um morto. Ao chegar ao túmulo é surpreendida pelo cenário da pedra retirada e a aparição de um anjo.
Outrora, um anjo apareceu à Virgem Maria e lhe anunciou a Encarnação, agora, novamente aparece um anjo para anunciar a ressurreição, a nova Encarnação de Cristo na vida de cada cristão.
Sabe-se também, que antes de aparecer aos discípulos de Emaús, Jesus apareceu sozinho à Pedro ministrando o seu perdão. Jesus mostra que “o pecado e a negação não abafam o seu amor”. Apareceu primeiro aos arrependidos.
É àquela que ouviu o mandato “não tornes a pecar” que ele apareceu por primeiro, chamando-a pelo seu nome, revelando assim que naquele nome estavam todos os que se converteriam.
Ao surgir Vivo e Ressuscitado, uma de suas primeiras palavras exultantes são o meu e o seu nome. Dos lábios do Ressuscitado são pronunciados Maria! Andreza! Pedro! Clara! Teresa! Elayni! Ezequiel! …
Ao pronunciar Maria todo o céu está ali. Nesta única palavra, Cristo traz à eternidade toda a humanidade.
Somente a Virgem Maria santíssima poderia trazer ao mundo o Senhor e agora, em magnífico mistério, somente a pecadora arrependida, que também ressurgiu do túmulo dos seus pecados, poderia trazer ao mundo o anúncio do Ressuscitado.
Aquela mulher que quebrou ao pés de Cristo o vaso dos seus perfumes em meio ao seu amor e arrependimento, novamente aos pés quebra o vaso do anúncio do Cristo Vivo e Ressuscitado e este perfume é capaz de inundar o mundo inteiro.
Cristo Ressuscitou Aleluia!
Sim, verdadeiramente Ressuscitou, Aleluia!
Por Andreza Aires
Consagrada da Comunidade de Vida