Neste sábado (30), o padre João Wilkes Rebouças Chagas Jr., da Comunidade Católica Shalom em Roma, foi nomeado pelo Papa Francisco como chefe de Departamento (capo ufficio) do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Ele é responsável há 8 anos pelo Setor de Juventude, que acompanha todo o âmbito da pastoral juvenil, inclusive da organização das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
Quanto aos aspectos mais concretos do que significará esta nova função, “descobrirei no diálogo com o prefeito, secretário e subsecretárias, com os quais passarei a colaborar mais de perto. Quero colocar-me numa postura de maior serviço às demais pessoas que trabalham no Dicastério e — junto com elas — descobrir como servir mais e melhor os jovens, a Igreja, a humanidade“, explicou padre João, em entrevista ao comshalom.
Até o início dos anos 2000, o reponsável pelo Setor Juventude do antigo Pontifício Conselho para os Leigos (hoje Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida) acumulava a função de “capo ufficio”. Nos anos seguintes não foi mais desta forma. O sacerdote afirmou que a nomeação de hoje — vinda diretamente do Santo Padre — dará maior ênfase ao trabalho realizado com os jovens:
“Vejo como um desejo do Santo Padre e do Dicastério de valorizar mais o trabalho com os jovens, especialmente após o Sínodo de 2018, cujo tema foi os jovens”.
Padre João começou a colaborar na organização das JMJs em 2011, em preparação à do Rio 2013. Depois assumiu a responsabilidade do setor e trabalhou ativamente na organização das Jornadas Mundiais da Juventude de Cracóvia (Polônia), Cidade do Panamá ( Panamá), e agora na de Lisboa (Portugal), que acontecerá em 2023.
“Como dizia o Papa Francisco na JMJ do Panamá, os jovens são o hoje da Igreja. São chamados a assumir um protagonismo na vida da Igreja. Precisamos reconhecer o grande dom que são e dar-lhes cada vez mais espaço. Eles, na medida em que descobrem o quanto são amados por Deus, tornam-se instrumentos poderosos de renovação na Igreja e da sociedade. Têm uma visão muito mais profunda e larga do que possamos imaginar. Precisamos encorajá-los a se expressarem. S. João Bosco dizia: ‘os jovens não precisam apenas ser amados. Precisam saber que o são‘”, afirma padre João.
Em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dicastério para os leigos, a família e a vida, reunindo as competências e funções, até então, pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família.
Sobre o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
“O Dicastério é competente nos assuntos que são pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, segundo o desígnio de Deus e para a proteção e o apoio da vida humana”, lê-se no estatuto do organismo.
O padre ainda completa: “De forma concreta, o Dicastério — através do Departamento de Jovens — caminha junto às Conferências Episcopais e movimentos de pastoral juvenil de todo o mundo, no trabalho que fazem com os jovens”.
Compõem o Dicastério o prefeito (Cardeal Kevin Farrel); secretário (Padre Alexandre Awi Mello); subsecretária para os leigos (Dra. Linda Ghisoni); subsecretária para a família e a vida (Dra. Gabriella Gambino); agora o “capo ufficio” padre João Chagas; membros, dentre eles Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom; e consultores.
Sobre Padre João Chagas
Padre João Wilkes Rebouças Chagas Jr. ingressou na Comunidade Shalom aos 16 anos, em 1991, como membro da Comunidade de Aliança e, depois de um ano, ingressou na Comunidade de Vida. Ele serviu em diversas frentes de trabalhos apostólicos da Comunidade. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia em Fortaleza e Roma, respectivamente, sendo ordenado padre em 2001, por Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza. Somados os tempos de missão, o sacerdote mora há mais de vinte anos na Itália.
Recentemente concluiu o seu doutorado com o tema “Vinho novo em odres novos – O amor esponsal na espiritualidade da Comunidade Católica Shalom, à luz da Palavra de Deus e da Teologia dos Santos”. A Editora Parresia publicou este trabalho acadêmico, que está disponível na Amazon. Para saber mais sobre e adquirir o e-book CLIQUE AQUI.