Conheci o Shalom através do Projeto Criança, na cidade de Mossoró-RN. Participei quando minha irmã e todos os primos da minha família estavam frequentando a Obra. Com o tempo, eles deixaram de participar e eu também, pois tinha apenas 9 anos.
Depois, quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, uma colega de sala me chamou para ir ao grupo de iniciantes jovens. Após uns 2 ou 3 sábados “dando o migué”, em um dia eu resolvi ir com ela. Uma sala, jovens, missionários, música, dança, e eu lá parado morrendo de vergonha, sem entender nada do que estava acontecendo. Eu tinha 14 para 15 anos. Me lembro de pouca coisa desse tempo, porém o que mais me marcou foi a paz inexplicável que eu sentia ao sair do Shalom. Até comentava com outra amiga que tinha ido comigo: “Você está sentindo uma coisa boa dentro de você?”
Deus próximo e presente em minha vida
Desse tempo também me lembro de uma pregação que Lia, uma missionária da Comunidade de Vida, deu. Ela falava sobre a sua vida como consagrada e em como a Providência de Deus se manifestava e também falou algo que eu trago comigo até hoje. Ela dizia que podemos conversar com Deus em todo lugar! Aquilo para mim fez todo sentido! Mudou totalmente a forma em que eu iria posteriormente me relacionar com Deus. Não era mais um Deus distante e sim um Deus perto, que eu podia (com palavras dela) falar com Ele na farmácia, no supermercado, em um consultório… Só bastaria que eu soubesse que Ele estava ali comigo.
Passou um tempinho, eu deixei de frequentar o Shalom e em 2010 eu estava morando em João Pessoa, na Paraíba. Ali, fui alcançado pela força da evangelização do Projeto Juventude para Jesus! Em meio a uma grande crise de fé, existencial e humana, eu não acreditava mais em Deus.
Estava eu em Mossoró nas férias de julho, quando liguei o computador (aqueles de tubo enormes) e chorando fiz uma oração sem saber. Eu disse: “Deus se você existe, me prove!” E por uma grande surpresa quando eu abri o Orkut (sim eu sou cringe KKK) havia lá um convite de uma pessoa do meu colégio para participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo naquele fim de semana seguinte.
Eu fui, lá encontrei familiares, amigos e me encontrei com Deus, algo que para mim era ainda uma ideia, apesar de já saber que Ele estava perto de mim. Fiz uma experiência com Ele, mas ainda parecia que não tinha sido suficiente para eu me convencer de que poderia segui-Lo sem medo, sem nenhum temor e confiando que a maior alegria que conseguiria viver nesta terra era ser TODO DELE.
Ser Shalom… para sempre
Fiquei sabendo então que existia o Shalom em João Pessoa. E assim, comecei a ir com minha namorada, na época. Lá fomos caminhando no grupo de iniciantes e a cada sábado eu ia percebendo mais e mais que ali era o meu lugar, mas ainda não tinha me decidido totalmente por isso. Foi então que surgiu o convite do Acamp ‘s que iria acontecer em setembro.
No Acamp ‘s eu tive duas fortes experiências: uma com a pessoa do Espírito Santo, que transformou toda a minha vida e outra com os jovens que estavam servindo! Eu fiquei impressionado como eles eram felizes! Me questionava o tempo todo, do porquê que eles estavam ali pagando para me ajudar a ter aquele encontro. Olhava para o rosto deles e via um cansaço explícito. Porém, via de forma muito verdadeira, uma alegria que me faltava.
Então, diante de uma Adoração, eu me rendi. Eu olhei para o Santíssimo e disse: “O que seria um feriado, eu quero que seja PARA SEMPRE!” Daí eu ouvi uma voz no meu coração forte que dizia: “Será PARA SEMPRE!” Anos depois eu entendi que aquela era a voz de Deus, que eu tinha ouvido pela primeira vez ali, no Acampamento de Jovens Shalom.
Desejo pela santidade
Sou muito grato a Jesus que na minha juventude me alcançou. De lá pra cá, tantas coisas eu já vivi. Já fui Jovem em Missão, já fiz uma experiência na Comunidade de Vida. Hoje entrego minha vida e o resto da minha juventude (KKKK) a Deus e a Comunidade, como consagrado na Comunidade de Aliança. Enfim, sou muito feliz! A promessa que Ele me fez lá em 2010, que seria PARA SEMPRE, vem se cumprindo até hoje! Com 28 anos posso dizer: VALEU A PENA E VALERÁ O CÉU!
Como eu fui alcançado por Jesus através do Projeto Juventude, do Carisma Shalom e dos irmãos que passaram por minha vida vocacional, eu sigo tentando daqui ser também este instrumento de evangelização. Dia após dia, pessoa a pessoa, pobre a pobre, jovem a jovem, família a família, quero assim realizar a vontade de Deus para nós que é evangelizar. Sem a missão tudo fica vazio e sem sentido, pois para isso existimos!
Obrigado PJJ. Eu sou um dos frutos dos seus 33 anos. Obrigado Shalom! Obrigado Moysés e Emmir e a todos os irmãos que se ofertam constantemente para levar a pessoa de Jesus aos jovens, aos pobres, às famílias…
Eu só tenho uma vida e que ela seja toda para amar a Deus!
Em Maria, Shalom!
Pedro Hugo
Consagrado – Comunidade Aliança
Missão Mossoró-RN
Confira também:
Com o PJJ, aprendi a me ofertar por amor
A alegria dos jovens Shalom motiva universitária a uma nova vida
Realmente, Pedro se transformou. Já era um menino, percebia-se, diferenciado, muito humano. Mas foi através do encontro dele com Ele que as coisas mudaram radicalmente. Teve, claro, altos e baixos, porém a força e a fé são companhias constantes em sua vida. Como pai, desejo-lhe o melhor. Deus o abençoe sempre.