Um dos direcionamentos da Comunidade Católica Shalom para os jovens neste ano é caminhar sob o manto de Maria, Toda Pequena. A inspiração dada pelo Espírito foi feita também pelo Papa Francisco no início deste mês de maio, que pediu que a juventude siga Maria na escuta, coragem da fé, profundidade do discernimento e a dedicação ao serviço.
Bertrand Wadi, Assessor jovem recebeu a mensagem do Pontífice e percebeu uma confirmação do caminho de unidade da juventude Shalom com o Papa nestes 33 anos de Projeto.
Ter Maria como exemplo
“Depois de ter enviado orientações para as missões viverem essa dinâmica dos jovens com Maria, o Papa também fez uma carta aos jovens pedindo que a gente aprendesse a docilidade de Maria, aprendesse também a dialogar com os mais velhos como Maria soube escutar. Então é uma união perfeita com a Igreja, com o Papa”, celebra Bertrand. O Projeto Juventude para Jesus (PJJ) está comemorando 33 anos de criação dentro da Comunidade.
E assim como na intenção de oração do Papa Francisco confiada aos fiéis de todo o mundo para o mês de maio é pela fé dos jovens. E da mesma forma, o PJJ procura motivar aos jovens, a olharem em Maria, como grande intercessora.
“Nós queremos crescer com Maria como jovens rumo a santidade. Nós estamos em unidade com as profecias do Carisma, nós somos filhos do carisma, nós somos comunidade e a história do PJJ é a história da Comunidade”, reforça o Assessor..
Protagonismo dos jovens
Na mensagem, o Papa Francisco disse: “Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o exemplo de Maria, arrisquem-se. Não se esqueçam que para seguir Maria precisam discernir e descobrir o que Jesus quer de vocês, e não o que vocês pensam que podem fazer”.
Leia também| Conheça os patronos da JMJ 2023
Para Bertrand o protagonismo do jovem na Comunidade e na Igreja deve-se a ação da graça de Deus que age na juventude. “Muitas profecias e muitas mudanças na sociedade passam pelo jovem. No agora o jovem já está sendo instrumento nas mãos de Deus. Onde ele está, com o desejo de ser santo, ele já consegue impactar a sociedade testemunhando a alegria de Cristo. Consegue ser também esse sinal de esperança, de renovação”, disse.
Confira o vídeo do Papa
Assim como Maria, o jovem tem como característica a ousadia, como disse o Papa na mensagem, Maria foi também corajosa. “[Ela] arriscou e colocou tudo em jogo ao mudar a sua vida ao segui-lo”, disse Francisco. “Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o seu exemplo “, insistiu o Santo Padre para que a juventude siga o sim de Maria.
“Rezemos, irmãs e irmãos, para que os jovens, chamados a uma vida plena, descubram em Maria o estilo de escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço” Papa Francisco