Shalom

Conheça o grupo de oração de casais que completou 10 anos no Projeto Família de Fortaleza

Entre os membros, há um diácono permanente que tem a missão de, a cada reunião, dar a bênção final.

comshalom
Foto: Regina Caula

10 de maio de 2012. Essa foi a data em que o grupo de oração Sagrada Família começou a acontecer no Projeto Família, da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, no Ceará. Já se passaram 10 anos desde o primeiro encontro. Por isso, os membros resolveram celebrar a data especial com uma Santa Missa em ação de graças no dia 12 de maio.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

A história do grupo Sagrada Família

O grupo é coordenado, desde o início, por Valdetário e Ana Matilde, ambos consagrados de promessas definitivas na Comunidade de Aliança. Atualmente, cerca de 80 participantes fazem parte do grupo. Contudo, vale destacar que, ao longo da história, alguns casais foram ingressando na Comunidade e outros foram mudando de estado. Entretanto, boa parte dos membros acompanha o grupo até hoje.

Os participantes vivem o Caminho da Paz, itinerário espiritual proposto pela Comunidade Shalom para aqueles que desejam crescer na vivência da fé. Valdetário e Ana Matilde contam que, ao longo da caminhada, puderam contemplar diferentes graças na vida dos participantes, também chamados carinhosamente de “ovelhas”.

“Conversão, restauração de matrimônios e de famílias, uma ovelha fez a escola diaconal e hoje é diácono permanente, outras 35 ovelhas foram para a Comunidade”, partilha com gratidão o “pastor” do grupo.

Para o casal, que tem a missão de acompanhar outros casais, celebrar os 10 anos do grupo de oração foi um momento muito especial. Valdetário reforça a importância do cuidado com cada membro ao longo desse tempo.

“O pastoreio é fundamental na vida de um pessoa. É pastoreado que se leva a ovelha a conhecer melhor a vida cristã nas dimensões humana e espiritual, adquirindo assim o conhecimento e a maturidade necessária para uma boa convivência na Igreja”, ressalta.

Ele ainda comenta que “são muitas as graças que nós recebemos por cuidar do rebanho do Senhor”. Por isso, “para exercermos bem este ministério, somos chamados a uma maior fidelidade na nossa vida de oração, sacramental e evangelizadora”.

Os encontros do grupo de oração

Segundo Valdetário, as reuniões do grupo são maravilhosas. “Iniciamos recepcionando os irmãos em seguida entregamos a nossa noite, depois louvamos, oramos e escutamos o Senhor. A seguir, saudamos Nossa Senhora e na sequência abrimos para os irmãos partilharem as bênçãos (os frutos da oração) de Deus naquela noite. Após a partilha, fazemos uma formação e concluímos, assim como ocorre em todos os grupos de oração da Obra Shalom”, explica o coordenador. Detalhe: é o diácono permanente que dá a bênção final no grupo de oração.

A fraternidade também é muito bem vivenciada entre os participantes. “Temos momentos antes e depois das nossas reuniões semanais, e outras ocasiões fortes que são nos dias de festa e lazeres”. Além disso, é um grupo que se engaja nas atividades de evangelização da Comunidade Shalom em Fortaleza. Os membros também estão sempre atentos ao serviço nos eventos e nas ações do Projeto Família.

Leia também | 10 vídeos para entender Amoris Laetitia, exortação apostólica dedicada às famílias

O tempo da pandemia

De acordo com Valdetário, o tempo da pandemia de Covid-19 foi bem desafiador, pois as reuniões tiveram que ser online, assim como em outros grupos. Entretanto, a dificuldade de realizar encontros presenciais não foi a única.

“Um grande desafio foi a Internet, outro foi o desemprego seguido pelas dificuldades financeiras. Por isso, criamos um programa de assistência aos necessitados com o fornecimento de alimentação e medicamentos, principalmente de uso contínuo. Para a glória de Deus, os que precisavam eram sempre completamente atendidos”, partilha.

Segundo o coordenador, esse programa se tornou uma ação permanente no grupo. Além disso, Valdetário comenta que ele e a esposa puderam contemplar outras bênçãos de Deus nesse período tão desafiador. “Outras graças foram os acompanhamentos, um terço rezado diariamente, criado pelo nosso saudoso Michel Pinheiro, que também continua até hoje. Tudo online”, partilha ainda o pastor.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Esse grupo é um verdadeiro refrigério para a nossa alma ,muito abençoado também temos pastores,e núcleo santos obrigado por fazer parte desse grupo

    1. Pastores abençoados, grande testemunho para todo o projeto família. Deus continue a frente deste grupo, desta família.

  2. Testemunho que neste grupo de casais , tivemos grande aprendizado, na convivência como casal , fomos formados de forma concreta , através do testemunho de família cristã por este casal :” Valdetario e Ana Matilde ” , ela costumo chama-la de : Pastora mãe, em outras momento digo que preciso da Dra Ana Matilde , por mais que o dia seja corrido no consultório, ela atende com a mesma atenção, não pula um detalhe se quer da consulta, porque o amor ao ser humano vem primeiro. Valdetario não passa a mão na cabeça de ninguém, exorta mesmo, mas ninguém fica com raiva , sabemos que é seu estilo de pregação , linha dura , mas até sentimos falta quando a pregação é com outra pessoa. Enfim , é tudo graça de Deus!

    1. Grupo maravilhoso, abençoado, que começa pelo extremo zelo e dedicação de seus pastores, Valdetário e Ana Matilde, o casal mais bem casado que conheço, passa por núcleos (do passado e do presente) comprometidos e por muitas ovelhas que souberam mergulhar nas graças do carisma Shalom, através do Projeto Família.

      Adoração à Santíssima Trindade, amor pela Igreja Católica, pelos sacramentos, pela família, pelos necessitados, engajamento, doação de vida, são alguns dos muitos frutos deste grupo.