O amor de Deus não passa e jamais passará! Ele lança sobre nós Seu olhar cuidadoso de Pai e nos busca a todo o tempo! É isso que Deus fez e faz comigo e com minha família! Este olhar de Pai me reencontrou no ano de 2017 e eu costumo dizer que Deus me fez atravessar o Oceano Atlântico para cuidar de mim.
Um passo decisivo!
Sempre fui de Igreja, eu e meu esposo Paulo sempre fomos muito engajados na paróquia da cidade onde morávamos, Barra Bonita (SP). Participávamos das Santas Missas e dos ministérios, mas ainda não era o suficiente, algo nos faltava… Há tempos ansiava e necessitava ouvir a doce voz de Deus gritar em meu coração que eu e toda a minha família éramos muito preciosos aos olhos dEle. Tive muitas experiências com Deus na Comunidade Católica Shalom, mas duas delas tocaram na zona mais profunda do meu coração.
No ano de 2014 eu, meu esposo Paulo e meu filho Pedro viajamos para a França, onde eu fiz um estágio de pesquisa na cidade de Avignon como parte de meu doutorado na área de ecotoxicologia de abelhas. Buscando um grupo de oração para participarmos no período que estivéssemos lá, pois desde pequena eu sempre exerci a fé católica, encontramos pela primeira vez os irmãos da Comunidade Católica Shalom.
Novos projetos
Na época, conhecíamos a Comunidade pelas belas composições musicais. Tivemos um contato muito frutuoso, fizemos amizades e foi uma boa vivência. Após 8 meses, retornamos ao Brasil onde finalizei meu doutorado, tivemos nossa menina, Maria Teresa, e, na sequência, no ano de 2017, tive uma nova proposta para passar mais 1 ano e meio na mesma cidade da França, desta vez desenvolvendo um pós-doutorado. Eu e meu esposo decidimos mais uma vez embarcar com a nossa família rumo à Avignon.
Quando nos instalamos em Avignon logo pensamos: vamos procurar a Comunidade! Nesta época, eu estava muito necessitada de Deus, nos encontramos com muitas dificuldades na vivência do nosso matrimônio, na educação do nosso filho adolescente e especialmente eu me sentia muito perdida, emergida numa avalanche de problemas e sem perceber estava começando a adoecer.
Mesmo com toda a vivência na igreja, encontrava-se distante de Deus, em um deserto sem fim… Na verdade, parecia que Ele estava longe de mim. Diante de tudo aquilo que eu estava vivendo, meu coração suplicava apenas por querer ouvir a Deus! Queria sair de mim mesma, de todo o ativismo e parar para ouvir a voz de Deus.
Contamos com a Divina Providência
Diante disso, eu e meu esposo começamos a frequentar o grupo de oração Shalom, onde participamos todas as terças-feiras e, aos poucos, dando um passo de cada vez, Deus foi realizando suas obras, me tirando de um estado que eu chamaria de “dormência” e “apatia” para dar testemunho de verdade.
Confesso que o caminho não foi fácil e ainda não é! Foi um processo lento, com muitas dificuldades, me encontrava como um doente que aos poucos vai recebendo o alimento líquido, depois o sólido, e em seguida começa a se fortalecer para começar a dar os pequenos passos para se ver livre e curado… Nesse processo fiz muitos encontros que a comunidade ofereceu que eram voltados para a cura interior e autoconhecimento. Tudo isso, sem que eu notasse, foi abrindo a minha visão, e eu não saberia explicar como exatamente se deu, porque tudo é graça de Deus!
Somente sei que, por meio da sua palavra, encontrei a verdade acerca dEle e de mim mesma, cumprindo-se assim o que Jesus afirmou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Feitos de amor
Eu saí do estado cabisbaixo que me encontrava, digo que estava cega, e Deus me fez enxergar novamente. Meu Deus! Que estado eu me encontrava! Todas as vezes que lembro logo penso: obrigada Jesus por Seus grandes feitos de amor! Pois vamos tendo uma vida vazia, vamos adoecendo muitas vezes, colocando tantos impedimentos que nós mesmos nos afastamos e não percebemos! Vamos nos iludindo com o que passa, com a falsa ideia de felicidade! Isso é muito perigoso!
Vamos nos enchendo de muitas “tralhas”, de nós mesmos e vivendo uma vida mesquinha e egoísta! Quero deixar claro, como disse anteriormente, que a minha mudança de vida não foi um passe de mágica, precisei dar um passo decisivo. Precisei querer muito e me abrir muito a ação da graça de Deus e as obras do Espírito Santo!
Caminho vocacional
Me recordo como se fosse hoje de um dia que, diante do Santíssimo, olhei para Ele e disse: Jesus eu não quero mais viver assim! Me salva! Me salva de mim mesma! Te dou tudo o que tenho! Faça de mim o que Tu queres porque não posso viver sem Ti!
E diante deste processo de caminhada e reencontro com Deus, eu e meu esposo fizemos o encontro vocacional da Comunidade na França no ano de 2018, sem pretensão alguma… aliás não sabíamos exatamente do que se tratava, mas sabíamos que deveria ser bom pensarmos em vocação!
Demos início ao processo vocacional, começamos os encontros mensais e a cada mês íamos descobrindo novas coisas, a cada mês íamos despertando mais e entendendo a vontade de Deus, além, é claro, de nos apaixonarmos pelo Carisma! Era como uma espécie de “déjà-vu” parecia que tudo aquilo era muito familiar.
Como um grande quebra-cabeças sendo montado aos poucos e criando forma, ao final do ano vocacional não podíamos mais reter o amor de Deus: Eis-nos aqui Senhor, atraídos por Sua voz queremos te seguir! A gratidão gerada em nosso coração era tão grande que havia um desejo de seguir o Senhor!
Obrigado Senhor!
Foi assim que em dezembro de 2018 a Comunidade Católica Shalom nos acolheu como postulantes da Comunidade de Aliança! Atualmente não nos encontramos mais na França, pois Deus por seus mistérios de amor nos quis na Missão de Araraquara (SP).
Passamos por um processo muito doloroso, incompreensível, mas que nos amadureceu, que nos esvaziou de nós mesmos. Deus pela sua infinita misericórdia me salvou, salvou o meu esposo, os meus filhos e a minha família! Ele nos forjou na vocação. Nem tudo conseguimos explicar, mas é assim, é preciso caminhar na fé.
Teria muitas outras coisas para contar, mas hoje gostaria de que você, que lê este texto, saiba que Deus não desiste de você! Ele te ama, e sempre irá até os confins da Terra para te buscar e resgatar! Deus é simples e quer ser nosso amigo, nos amar, nos perdoar!
Ele nos ama tanto que quer estar todos os dias conosco! É claro que os problemas de nossa vida cotidiana também não desapareceriam, mas hoje sabemos: se temos a Deus, temos tudo! Tudo se refaz! Tudo se renova! Hoje, como discípula e missionária da comunidade de Aliança, posso dizer: Nada é mais forte do que o amor de Deus por nós! E este deve ser o ÚNICO combustível a nos levar sempre mais alto, e hoje verdadeiramente posso dizer que este é um caminho de e para a felicidade!
Agradeço muito a Deus por tudo o que Ele fez e continua a fazer na minha vida e na vida da minha família. Obrigada Senhor por teres me escolhido! O que é o homem para que se lembre dele com tanto carinho?!
Daiana Tavares
Discípula Comunidade de Aliança
Missão Araraquara