Igreja

Por que coroar Nossa Senhora em maio?

A seguir, saiba como começou essa tradição.

comshalom

Na Igreja Católica, o mês de maio é conhecido como o mês de Maria. Nele, há diversas ações que são realizadas com o propósito de ajudar os fiéis a crescer no amor e na confiança naquela que foi escolhida para ser Mãe de Deus. Entre essas ações, estão as novenas marianas, a celebração de Nossa Senhora de Fátima e também a coração da Virgem Maria. Esta última geralmente acontece no final do mês. Entretanto, por que corar Nossa Senhora em maio? A seguir, saiba como começou essa tradição.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Segundo informações divulgadas em documentos da Igreja, essa tradição de coroar Nossa Senhora remonta ao século XIII, mais especificamente no ano de 1280. Contudo, essa iniciativa se consolidou no século XIV, em Pais, lugar em que a imagem de Nossa Senhora ganhou bastante destaque. Na época, a imagem da Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias. E com a ajuda de São Felipe Neri, a tradição da coração ganhou força. Foi ele quem começou a dedicar o mês de maio especialmente a Maria, ofertando flores.

Coroar Nossa Senhora no Brasil

No Brasil, essa tradição chegou com os portugueses e persiste até hoje. Por isso, em muitos lugares pelo País, há a tradição de coroar Nossa Senhora em maio. Essa homenagem é uma forma de devoção e também de celebração à Virgem Santíssima. Inclusive, a coroação de Nossa Senhora expressa o reconhecimento de Maria como “Rainha”. De fato, para os fiéis, Nossa Senhora é a rainha toda pequena que intercede por cada filho de Deus.

Leia também | Papa celebrará missa do Santo Rosário pela paz na Basílica de Santa Maria Maior em Roma


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.