Shalom

Shalom Quixadá Faz 31 Anos

comshalom

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.” (Jo 14,27)

No dia 17 de maio de 1991 foi inaugurada a primeira missão da Comunidade Católica Shalom fora da Arquidiocese de Fortaleza, na cidade de Quixadá-CE. Hoje, 31 anos depois, podemos contemplar os feitos de Deus na vida de um povo que todos os dias experimenta do sublime mistério de “cruz e ressurreição”. 

Para Martinha, consagrada da Comunidade de Aliança, ser shalom “é seguir a Cristo e dar testemunho da sua ressureição”. Ela conheceu a missão em Quixadá por intermédio de uma tia que morava em Fortaleza e mandou-a procurar o evento de carnaval Renascer. Neste sentido, ela relata: “Eu fui só uma tarde, mas foi o suficiente para mudar a minha vida”. Em 2022, realizou as suas promessas definitivas no Carisma Shalom. 

Ao longo desses 31 anos de caminhada, muitos foram os missionários e as famílias que passaram por aqui e que, com generosidade, ofertaram as suas vidas em favor da evangelização do povo que pertence à Terra dos Monólitos. De fato, é comprovado o amor do Senhor que “fez germinar flores entre as rochas”.

Tereza Brito, consagrada da Comunidade de Vida e Responsável Local da missão, testemunha: “[Em Quixadá] colho muitas graças, como autoconhecimento, experiência de Deus, tocar novamente a missão, poder ser instrumento de paz e reconciliação, conviver com a Comunidade de Aliança mais de perto”. Diz ainda que “é um grande aprendizado fazer a vontade de Deus e deixar-se purificar”. E conclui: “Colho muitos frutos do amor e da misericórdia de Deus na missão de Quixadá”. Ela relembra que é a segunda vez que mora em Quixadá. Há 22 anos atrás, foi responsável pela fundação do Discipulado da comunidade de vida em Dom Maurício (Serra do Estevão); e em abril de 2017, retornou para a missão, assumindo a responsabilidade local. 

Fomos feitos para evangelizar, para anunciar ao mundo o Shalom do Pai. Nascemos no meio dos jovens para evangelizar os jovens. Somos um carisma de Paz, paz que vem de Deus, paz real que é Jesus. Também em Quixadá Deus realiza constantemente uma “Obra Nova”, atraindo para Si os que Ele quer. 

É imenso e indescritível o dom de celebrarmos a presença do Ressuscitado no meio de nós, Ele que nos visita em nossas infidelidades e fraquezas e continua a nos amar e revelar sua face misericordiosa. Parafraseando o nosso fundador, Moysés Azevedo, “ser shalom é reconhecer a condição de “ser fraco”, mas “eleito””. Temos muito a louvar e bendizer ao Senhor, pois grandiosa é a sua obra. E é preciso caminhar com os olhos fixos em Jesus, sempre em frente. Estamos ainda no começo, dando pequenos passos, pois como o nosso baluarte São Francisco de Assis, percebemos que “pouco ou nada fizemos”. 

Gratidão ao Senhor, que é digno de todo amor do mundo. Gratidão pelos irmãos da Comunidade de Vida, pelos irmãos da Comunidade de Aliança, pelos vocacionados, pelos jovens e membros da Obra, pelos benfeitores, pelos que intercedem pela missão de Quixadá. Gratidão pelas famílias que aqui se formaram, pelos sacerdotes que aqui passaram, pelos celibatários que aqui selaram sua vocação. Gratidão por Dom Adélio, que aqui plantou este carisma. Gratidão pelas sementes lançadas, pelos frutos colhidos e pelos espinhos, pelas provas. Tudo é graça de Deus. Que Ele nos sustente até o fim neste bom propósito que nos inspirou. À Maria, Rainha do Sertão, consagremos nossa vida e o nosso chamado, para que por meio da sua intercessão sejamos no mundo, e em Quixadá, “discípulos e ministros da paz”.  

Shalom! 

Paulo Gabriel


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.