40 anos de Vocação, 40 anos de Missão. A Comunidade Católica Shalom de Fortaleza com louvor em mais um evento do Julho da Paz neste domingo (10) no Ginásio Paulo Sarasate. São mais de 3 mil irmãos da Obra, da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida. É um momento de graça, uma renovação da alegria pelo carisma que nos apresentou Jesus Cristo e nos ensinou a adorá-lo.
“Eu renovo em vocês a certeza de que é quando vocês estão juntos, compactados, é que eu realizo maravilhas. Nunca fiquem isolados, vocês são o meu povo amado e querido. Eu vos reúno.”
Alegria de estarmos juntos, em procissão
Vivendo o espírito da Escuta de Deus para este ano, os momentos de louvor, adoração e fraternidade foram cheios da expressão da Procissão Eucarística. Na Adoração, o Senhor nos disse: “Meus filhos, como eu me alegro em vê-los juntos. Sim, a minha alegria é perfeita. Por isso os vossos corações se enchem de alegria. Meu Shalom, que eu amo e escolho. Tu és o meu Shalom, com todas as suas fraquezas. Hoje eu renovo a minha escolha. Meu Shalom, meu escolhido, meu eleito, meu amor.”
Essa escolha passa pelo sim de cada irmão, o que é motivo de gratidão para Maria Karoline Alves Vieira, do Grupo de Oração Medalha Milagrosa, do Shalom da Paz. Na fase Filoteia do Caminho da Paz, a jovem participa do Encontro Geral pela primeira vez. “Eu já me sinto parte desse povo. É como se eu estivesse na minha casa, eu estou na minha casa. O mais marcante para mim é o sim de cada um, o sim do Moysés que foi o primeiro”, assinala.
A consagrada da Comunidade de Vida, Jeovana Freitas, também comemora a oportunidade de nos encontrarmos juntos para seguir na procissão junto ao Esposo Ressuscitado. “É sempre um momento de estar como uma família, junto com nossos pais espirituais, o Moysés e a Emmir. É aquele momento de estar com a sua família e partilhar desses momentos, ainda mais nessa comemoração dos 40 anos”. Na procissão, “eu estou louvando, cantando as maravilhas do Senhor, com a Virgem toda Pequena, seguindo o Esposo Ressuscitado, com os meus irmãos, com os casais, os celibatários, os jovens, os pobres. Eu sou uma feliz testemunha, como todos que estão nesta procissão.”
Louvor. É o que destaca, Luis Nobrega, consagrado da Comunidade de Aliança. “Nesta procissão, eu estou louvando por estarmos juntos de novo. Eu estou na Obra Shalom desde 1990 e ingressei na Aliança em 2007. Pra mim é uma alegria estarmos juntos de novo”, relata o irmão que já teve experiências missionárias em São Luis- MA e Salvador- BA.
O evento também teve a expressão da caridade em atos com a doação de alimentos para o Projeto Shalom Amigo dos Pobres.
Encontro de Gerações
À tarde, o momento dos talks levou para o palco o primeiro Ministério de Música da Comunidade, trazendo à memória as canções que embalaram os primeiros anos da vocação e ritmo do Encontro das Gerações. Participaram os irmãos Messias Albano e a co-fundadora Maria Emmir Nogueira, além de outros irmãos da Obra. Para coroar esse dia de louvor, o se encerra com os jovens e a Eucaristia, na Santa Missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza Dom Julio César Souza de Jesus. O momento também foi de envio para o Acamps, grande evento de evangelização da primazia da Vocação Shalom.
Leia também | Acamps 2022: Um encontro de gerações que seguem a Virgem Maria
Julho da Paz continua
As comemorações pelos 40 anos da Vocação Shalom não acabaram. O Novenário do Carmo, a Exposição Comemorativa no Shalom da Paz e o Halleluya prometem mais momentos de unidade e festa. Confira a matéria completa e junte-se à essa procissão.
Leia também | Celebrações dos 40 anos de Comunidade Shalom na missão de Fortaleza
Leia também | Halleluya: o silêncio que fala