Shalom

Testemunhas em procissão: 40 anos da vocação Shalom

Neste mês festivo para a Comunidade, testemunhos daqueles que conheceram o novo de Deus através do Carisma traduzem o que é Ser Shalom.

comshalom

Com o tema “Um povo de Testemunhas em Procissão”, a Comunidade Católica Shalom celebrou no último dia 09 de julho 40 anos de fundação, um tempo dedicado à evangelização dos homens, de modo particular os jovens. Por isso, convergente com o tema lançado pela Comunidade para marcar a data, compartilhamos importantes partilhas daqueles que encontraram na Vocação o seu lugar e, em poucas palavras, testemunham o que é Ser Shalom. Veja:

Tesouro anunciado

Existem tesouros que você passa a vida inteira procurando e aqueles que Deus faz específico para um povo. O Shalom é esse tesouro! Escondido e, ao mesmo tempo, anunciado.  Passei minha vida inteira procurando o meu lugar, cheguei a rejeitar de começo por me apegar a coisas pequenas e mudanças da minha vida, mas hoje experimento de uma alegria imensa. Sou testemunha que a vocação é um caminho de santidade, de e para a felicidade completa, aquela que nunca passa, é constante e que deixa meu coração em paz e firme que Deus me elegeu, me buscou, resgatou e fincou na minha história: “meu filho, eis o caminho que escolhi para você, você é Shalom”. Prazer, sou Rodrigo, 23 anos, vocacionado, filho, namorado, engenheiro e principalmente SHALOM!

Amor Esponsal

Conheci a Vocação através da difusão em Chapadinha – MA. Na época, participava dos movimentos da Renovação Carismática e fiz o Seminário de Vida no Espírito Santo. Foi então que eu que era ali o meu lugar na Igreja. O que mais me atraiu na Vocação? O amor esponsal. Aquele amor que eu via na vida dos Santos da Igreja e sempre amei conhecer. Aos 15 anos, tentei fazer vocacional a distância, mas pela idade não podia. Foi quando, aos 19 anos, na Missão de São Luís, iniciei meu ano vocacional.  

“A vocação para mim é um grande jardim, onde posso colher, plantar e semear. Colher as mais belas flores de tesouros espirituais. Plantar as virtudes próprias do carisma e da Igreja em mim, em vista da santidade. E semear as sementes que florescem no meu interior para o mundo.”

Shalom! Wellen Kádnna Barbosa Carvalho, 21 anos, Postulante da Comunidade de Aliança.

Vocação é um caminho de gratidão

Deus sempre foi Deus em minha história, mas eu nem sempre fui uma filha grata, como quem reconhece os feitos de amor de um Pai, agradecida por seus belos detalhes em sua vida. Revisitando os caminhos já percorridos na Vocação, percebo que Ele é o mesmo para mim, para tudo e para todos. Muitos momentos são recordações profundas, grandes descobertas, socorros, anseios, frustrações e experiências, pessoas, fatos inesquecíveis que marcaram o tempo nas janelas de minhas memórias. Oh! Quantas boas lembranças. Não sei dizer ao certo quantos momentos impactantes eu pude viver até hoje! Só tenho a certeza de que eu fui alvo alcançado pela divina misericórdia.

Sou consagrada a Deus, neste Carisma! Minha jornada, meu coração só querem expressar GRATIDÃO! Reconheço minhas ofertas tão frágeis, meu amor tão inconstante diante de tão incompreensível amor deste Deus nesse chamado. Ele sempre me amou! Nunca deixou de estar. Ele é Deus! Eu sou Geane, filha de Deus, Shalom, celibatária pelo Reino dos Céus.

Sou testemunha viva da promessa de Deus

Sou Suzana Ribeiro, consagrada com votos permanentes no Carisma e há 22 anos sou Shalom e não houve um dia, em todo esse tempo que eu tenha me arrependido dessa escolha. No início tudo parecia uma loucura. Lembro-me de ser questionada por familiares, de deixar os meus estudos acadêmicos, emprego, meu futuro, “para trabalhar de graça”, como diziam. Mas, eu me sentia atraída por Deus para dar tudo! E diante de tantos questionamentos, percebo o quanto nos preocupamos em perder o que o mundo tem para nós, e não nos preocupamos primeiro no que ele pode tirar de nós!

Poderia testemunhar muitas graças que tenho vivido nestes anos de Comunidade. Nela sou confiada e enviada a viver e realizar coisas novas, descobrir talentos e fraquezas que não sabia que tinha! Através dela, fiz e sou parte de vários povos e culturas por onde morei ou passei em Missão. Quantas alegrias e provas dentro da vida comunitária. E, o mais importante, viver a experiência de testemunhar minha fé, levando alegria e sentido de vida para pessoas que não conheciam o Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz.

Mas, o que mais me marca ainda hoje continua sendo a voz de Deus e sua fidelidade na promessa que diz: Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa do evangelho receberá cem vezes agora, e durante a vida… (Mt 19, 29)

Sou testemunha viva dessa promessa de Deus, sentimento que ficou mais forte após a experiência vivida ano passado, na pandemia. Perdi meu pai, três tios e meu irmão ficou em estado grave. Diante de tanta dor, fui envolvida por uma presença real de Deus, que cercou a mim e minha família de uma forma impossível de se descrever. A providência de Deus em tudo se fez presente, e nos deu o maior de todos os presentes: a certeza do céu do meu pai.

Quando estava vivendo este momento, o Senhor me dava o privilégio de perceber e entender que vivia os frutos das graças sobrenaturais da minha oferta de vida e que meu pai e toda família faziam parte desta oferta também, por tê-lo o escolhido primeiro!

Outro fruto dessa graça foi não ter me sentido só, mesmo estando longe fisicamente, me sentia cercada por Deus e por meus inúmeros irmãos e irmãs que estavam comigo através da oração, mensagens, ligações e cuidados. Sou testemunha das inúmeras graças na minha vida, na da minha família e de inúmeras pessoas que vi e vejo terem suas vidas transformar pela força do Carisma!

Senhor, obrigado por tudo que tens realizado nestes 40 anos através da Comunidade Católica Shalom, seu tesouro eterno para nós! SOU SHALOM PARA ETERNIDADE!!!

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.