Novas Comunidades, Institutos religiosos, formas de abordar e evangelizar com uma alegria e identidade próprias. Vários carismas dados à Igreja com um objetivo em comum: levar a mensagem do amor de Deus nas mais diversas formas. Essa experiência de unidade pode ser vivida no Festival Halleluya e contemplada nos stands, na arena e até mesmo no palco do evento.
Em vista de um único propósito
Durante a festa que nunca acaba, é possível conhecer novas expressões da Igreja em um giro pelos stands. Irmã Argelis da Comunidade Religiosa Irmãs Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus está pela primeira vez no evento e partilhou sobre a alegria em estar no festival. “É uma experiência muito boa! Sou venezuelana, e ver tantas pessoas aqui, unidas me deixa muito feliz”, relata.
Para a religiosa, é muito importante a união das diversas expressões da Igreja, afinal, cada um possui particularidades próprias, “todos somos diferentes e Deus chama a cada um de nós de uma maneira diferente. A unidade de todos os carismas é o que faz a Igreja”. As Irmãs Agostinianas acolhem em casas crianças abandonadas, têm lares para os idosos, casas de missão, evangelização e repouso. Atualmente estão em quatro países: Venezuela, Brasil, Colômbia e Peru.
Já a Comunidade Mariana Oásis da Paz surgiu na Itália em resposta aos apelos da Rainha da Paz em Medjugorje. Erlanio Gonçalves, um dos responsáveis pela Casa em Fortaleza, explica que o carisma da comunidade se traduz em ser paz e interceder pela paz e tem três ministérios: acolhimento, intercessão e a expiação.
“Poder estar aqui e atrair os jovens é dar sentido à evangelização e dar possibilidades de encontrar Jesus. Assim formamos a Igreja em saída que o Papa nos apela”, conta o responsável. e ainda completa “as pessoas vêm até nós e nós podemos compartilhar o dom da Paz.”
Alegria da unidade
O Instituto Religioso Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, mais conhecido como Toca de Assis, vive um chamado à vida de pobreza. Irmã Aurora Maria Serva conta que é uma graça poder estar no Festival Halleluya e anunciar a presença de Jesus Vivo e ressuscitado.
“Poder apresentar e levar Jesus aos corações é uma grande alegria. Nós tentamos levar a presença de Jesus no mistério da sua pobreza eucarística, onde nós fazemos diariamente uma experiência de estar diante Dele e sermos alimentados por Ele e levar esse transbordamento que recebemos”.
São Francisco de Assis é baluarte da Toca de Assis, assim como é da Comunidade Shalom e Irmã Aurora reitera que mesmo sendo carismas diferentes, há o amor que nos une. “Nós seguimos São Francisco, somos apaixonados por Jesus e onde está Comunidade Shalom e a Toca de Assis é sucesso, há alegria, e é muito bom fazer essa unidade com o Shalom”.
Shalom e Canção Nova
A Comunidade Canção Nova faz parte da história da Comunidade Shalom, e neste ano, o Ministério Amor e Adoração esteve pela primeira vez nos palcos do Festival e cantou ao lado de Missionário Shalom e Entretons.
O vocalista e consagrado da Comunidade Canção Nova, Pedro Pinheiro, recorda a profecia do Padre Fabrício Andrade, que dizia que quando essas duas Comunidades se unissem, haveria um grande fogo do Espirito Santo. “É inegável o que esta união tem feito com o Amor e Adoração, o que tem nos dado de presente, o que tem nos dado de unção, e que tem frutificado dentro do nosso ministério”, conta o missionário.
A vocalista Amanda Carvalho recorda que a complementaridade dos carismas está na história das duas Comunidades: “Monsenhor Jonas Abib e a Luzia [fundadores da Canção Nova] fazem sempre questão de falar que é uma união de almas“. Amanda ainda contou que encontrou Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, nos bastiores e ele falou que a Canção Nova está na vida e no coração, e “nós vamos provando dessa herança, dessa história” relata.
Sara Sabará também vocalista de Amor e Adoração resume em uma frase esta experiência, “que a paz do Senhor esteja sempre conosco. O amor de Cristo nos uniu”.
Saiba como foi o 2º dia da Festa que nunca acaba
Serviço
Festival Halleluya 2022 – entrada gratuita
Quando: 20 a 24 de Julho
Mais informações: www.festivalhalleluya.com/
Siga o Halleluya nas redes sociais: Instagram / Facebook / Youtube
Você faz o Festival Halleluya acontecer
Quer receber oração? Acesse o link.