Shalom

Shalom chega a Taiwan no mês em que a Comunidade celebra 40 anos

Tiago Soares, assistente internacional, partilhou sobre o processo de fundação e também comentou a graça de começar uma nova missão neste mês de julho

comshalom

Missionários da Comunidade Católica Shalom chegaram à cidade de Hsinchu, em Taiwan, para dar início a uma nova ação de evangelização na Ásia. Os trabalhos serão realizados na diocese da cidade, que fica próxima à Taipé, capital do país. Tiago Soares, assistente internacional, partilhou sobre o processo de fundação e também comentou a graça de começar uma nova missão neste mês de julho, em que a Comunidade celebra 40 anos.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Segundo Tiago, o processo de discernimento para o início dessa missão começou em 2018, quando missionários da Comunidade estiveram no país visitando algumas dioceses. Entre os locais visitados, estava a diocese de Hsinchu, lugar onde conheceram o bispo Mons. John Baptist Lee. Tempos depois no mesmo ano, o bispo teve a oportunidade de conhecer mais sobre a Comunidade ao visitar a missão de Roma, na Itália. Também em 2018, outro grupo de missionários esteve no país e assim os laços foram se estreitando. 

No ano seguinte, a Comunidade se dedicou a compreender melhor qual seria a sua missão naquela terra. “Em uma nova fundação, é sempre bom entender o que Deus espera de nós através da Igreja”, explicou Tiago. Por isso, houve um processo de escuta e também de observação da dinâmica pastoral da diocese. A partir desse entendimento, a Comunidade recebeu a orientação de ir ao encontro dos jovens universitários e dos jovens profissionais, “parcela da sociedade que não está presente na Igreja local”, conforme Tiago.

Shalom em Taiwan

Os missionários começaram a chegar na nova terra neste mês de julho, tempo em que a Comunidade Shalom celebra 40 anos de fundação. O corpo missionário é composto por membros consagrados da Comunidade de Vida. Entre eles, há um sacerdote, tendo em vista os trabalhos que a Comunidade realizará em uma das paróquias da diocese de Hsinchu. Vale destacar que os missionários precisarão aprender o idioma do país, que é o mandarim de Taiwan. Nesse primeiro momento, eles vivem um processo de enculturação.

E esse movimento de aprender a língua local não é tão simples, pois o mandarim só é ensinado em inglês. Por isso, os missionários brasileiros precisaram aprender antes o inglês para depois ter acesso aos conhecimentos de mandarim. “É um processo muito bonito de enculturação: aprender mais o inglês e chegar aptos a aprender o mandarim que é um grande desafio, mas nós entendemos que esse é um mandado de Deus”, comentou o assistente internacional.

Leia também| Entre a saudade e o reencontro: a alegria de reviver o Festival Halleluya 2022

Tiago conta que, quando a Comunidade fazia o discernimento sobre essa nova missão, Deus falava muito sobre a humildade dos missionários. E, segundo ele, é possível ver essa humildade nesse movimento de aprendizado de uma língua base para aprender, de fato, a língua em que poderão evangelizar em Taiwan. O assistente internacional ainda reforça que a evangelização dos jovens universitários e profissionais em Hsinchu acontecerá, sobretudo, a partir da humildade dos missionários. 

Uma graça dos 40 anos 

A missão de Taiwan é a segunda da Comunidade Shalom na Ásia. A primeira está localizada em Manila, nas Filipinas. Para Tiago, essa fundação no tempo do aniversário da vocação é um movimento da graça de Deus. “É o Carisma indo realmente aos confins da terra, é a Comunidade Shalom como resposta missionária da Igreja para o mundo hoje… Não encontrando barreiras e nem fronteiras, mas encontrando, na verdade, o coração do homem”, destacou.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.