Igreja

A 40 dias da JMJ, Francisco afirma aos jovens: “Vou estar com vocês”

comshalom

A poucos dias para o encontro com a juventude católica do mundo inteiro, o Papa Francisco reiterou que estará presente e já foi liberado pelos médicos para a viagem. Para animar os jovens para o encontro, o Pontífice enviou duas mensagens nesta semana, uma direcionada aos peregrinos e outra aos voluntários. Também nesta semana, Francisco teve uma audiência particular com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, e um encontro com 200 artistas na Capela Sistina. Veja a seguir alguns destaques da Semana do Papa.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Expectativa pela JMJ 2023

O Papa Francisco divulgou uma mensagem aos jovens que se preparam para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reiterando que estará com eles no encontro e que os médicos já o liberaram para a viagem. “Vou estar com vocês”, disse.

Também nesta semana, Francisco enviou uma mensagem aos voluntários que preparam o encontro.

“Quero agradecer. Agradecer sobretudo a generosidade. A generosidade é um vinho nobre se alguém a perde, a vida torna-se muito medíocre, muito aborrecida. Porque a generosidade puxa-nos para cima. Mas a generosidade não se estuda nos livros. A generosidade vai-se desenvolvendo como vocês estão a fazer, a trabalhar por uma causa e vocês estão a trabalhar por uma grande causa, que é o encontro da juventude”.

Audiência com o Presidente do Brasil

Um dos compromissos da semana do Papa Francisco foi uma audiência privada com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva. Durante os encontros cordiais, manifestou-se o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando-se a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum.

Encontro com artistas na Capela Sistina

Sob os afrescos de Michelângelo, na Capela Sistina, o Papa recebeu artistas do mundo inteiro para marcar os 50 anos da inauguração da Coleção de Arte Moderna dos Museus Vaticanos. “O artista recorda a todos que a dimensão na qual nos movemos é a do Espírito. A arte é como uma vela que se enche do Espírito e nos faz ir avante”, disse.

“A criatividade do artista parece assim participar da paixão geradora de Deus. Vocês são aliados do sonho de Deus! São os olhos que olham e que sonham. Não basta só olhar, é preciso sonhar.”

Por fim, uma exortação: “Não se esqueçam dos pobres, que são os preferidos de Cristo. Também os pobres necessitam de arte e de beleza. Alguns experimentam formas duras de privação da vida e, por isso, necessitam ainda mais de arte. Normalmente não têm voz e vocês podem ser intérpretes de seu grito silencioso”.

Com inf. de Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.