A poucos dias para o encontro com a juventude católica do mundo inteiro, o Papa Francisco reiterou que estará presente e já foi liberado pelos médicos para a viagem. Para animar os jovens para o encontro, o Pontífice enviou duas mensagens nesta semana, uma direcionada aos peregrinos e outra aos voluntários. Também nesta semana, Francisco teve uma audiência particular com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, e um encontro com 200 artistas na Capela Sistina. Veja a seguir alguns destaques da Semana do Papa.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Expectativa pela JMJ 2023
O Papa Francisco divulgou uma mensagem aos jovens que se preparam para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reiterando que estará com eles no encontro e que os médicos já o liberaram para a viagem. “Vou estar com vocês”, disse.
Também nesta semana, Francisco enviou uma mensagem aos voluntários que preparam o encontro.
“Quero agradecer. Agradecer sobretudo a generosidade. A generosidade é um vinho nobre se alguém a perde, a vida torna-se muito medíocre, muito aborrecida. Porque a generosidade puxa-nos para cima. Mas a generosidade não se estuda nos livros. A generosidade vai-se desenvolvendo como vocês estão a fazer, a trabalhar por uma causa e vocês estão a trabalhar por uma grande causa, que é o encontro da juventude”.
Hoje recordamos São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude católica, um jovem cheio de amor a Deus e ao próximo; faleceu muito jovem em Roma, porque cuidava dos doentes de peste. À sua intercessão, confio os jovens de todo o mundo.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 21, 2023
Audiência com o Presidente do Brasil
Um dos compromissos da semana do Papa Francisco foi uma audiência privada com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva. Durante os encontros cordiais, manifestou-se o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando-se a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum.
Encontro com artistas na Capela Sistina
Sob os afrescos de Michelângelo, na Capela Sistina, o Papa recebeu artistas do mundo inteiro para marcar os 50 anos da inauguração da Coleção de Arte Moderna dos Museus Vaticanos. “O artista recorda a todos que a dimensão na qual nos movemos é a do Espírito. A arte é como uma vela que se enche do Espírito e nos faz ir avante”, disse.
“A criatividade do artista parece assim participar da paixão geradora de Deus. Vocês são aliados do sonho de Deus! São os olhos que olham e que sonham. Não basta só olhar, é preciso sonhar.”
Por fim, uma exortação: “Não se esqueçam dos pobres, que são os preferidos de Cristo. Também os pobres necessitam de arte e de beleza. Alguns experimentam formas duras de privação da vida e, por isso, necessitam ainda mais de arte. Normalmente não têm voz e vocês podem ser intérpretes de seu grito silencioso”.
O artista recorda a todos que a dimensão em que nos movemos, mesmo quando não temos consciência disso, é a do Espírito. A arte é como uma vela que se enche do Espírito e nos faz seguir em frente.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 23, 2023
Com inf. de Vatican News