Formação

A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora

comshalom

Em 25 de março, a Igreja celebra a anunciação do anjo à Nossa Senhora e a encarnação de Jesus no ventre dela. Para contemplar o mistério da salvação, que passa pelo ‘sim’ de Maria, aprofundemo-nos na oração e no estudo bíblico do Evangelho de hoje

anunciação
“Anunciação”, de Fra Angelico. Museu do Prado (Madri). 1430-1432

Tomaremos para estudo um texto muito conhecido: “A Anunciação do Anjo à Nossa Senhora” (Lc 1,26-38). Partindo do texto bíblico, convidemos Maria a permanecer conosco neste dia. Faça sua primeira leitura do texto bíblico lembrando que esta é uma leitura especial, uma forma de “Escuta do Verbo”…

Após esta leitura, vamos observar as reações de Maria diante do mistério de sua eleição. Perceba cada resposta oferecida por Maria e como ela se porta frente às palavras do anjo.

A primeira reação de Maria apresenta-se à saudação do anjo: “Alegra-te cheia de graça” (Lc 1, 28); o evangelista nos traz que ela “perturbou-se com o teor da saudação”. A atenção de Maria está voltada para a mensagem, notemos que o texto não nos diz que ela perturbou-se com o mensageiro, mas unicamente com a mensagem. Maria é atenta ao alto, não se perde em devaneios sobre si mesma, mas possui seu olhar e coração orientados para Deus. Podemos pensar que a princípio sua interrogação é: “o que o Senhor está me falando?”

O anjo lhe diz que ela conceberá e dará a luz a um filho, o Filho de Deus, e novamente percebemos esta mesma atenção santa que presente em Nossa Senhora: “Como se fará isso?”. Está orientada para Deus, seus olhos buscam a Vontade do Altíssimo. Maria não se perde desviando os olhos de Deus para si mesma, antes é toda atenção santa, desejosa de obedecer e totalmente voltada para a mensagem. A pergunta de Maria não é sinal de quem se perde em intelectualismos ou elocubrações, mas testemunha um coração que deseja simplesmente obedecer, um coração que se abre ao Senhor inteiramente e orienta-se unicamente ao cumprimento da Palavra.

Por fim, após o mistério ser revelado, encontramos a terceira palavra de Maria: “Faça-se!”. A atenção à Palavra é seguida pelo acolhimento pleno. Maria mergulha na Vontade de Deus, é toda atenta à mensagem colhe as palavras com o desejo autêntico de verdadeiramente conhecer e seguir a Vontade do Altíssimo. Não coloca obstáculos, não falseia interpretações, mas está toda orientada para “escutar” a Palavra. Conhecendo esta Palavra pode aderir a esta sem restrições, sem preocupar-se em demasiado consigo mesma, mas respondendo com fé: “Faça-se!”. Tomando estas reações de Maria à mensagem, releia o texto bíblico mergulhando no coração de nossa querida mãe.

Traga agora para sua realidade este texto bíblico. Maria é o modelo para o cristão de acolhimento da Palavra de Deus. Perceba se na sua escuta você encontra sinais claros desta santa atenção orientada unicamente a mensagem que vem do alto, da santa preocupação em compreendê-la para viver e, por fim, da santa disposição de cumpri-la plenamente. Faça uma última leitura da anunciação confrontando o texto bíblico com a sua própria vida, deixando ser questionado e transformado pela Palavra de Deus.

Escreva em seu caderno o centro de tudo o que Deus falou para você no estudo da Palavra deste dia.

Formação 9 de novembro de 2003


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.