Nas Sagradas Escrituras, lemos que, pouco depois do nascimento de Jesus, três reis magos foram visitar o menino em Belém. Para isso, tiveram que despistar o rei Herodes que queria tirar o pequeno bebê de circulação, pois ele ameaçava seu poder. Contudo, avisados pelo mensageiro de Deus, os reis magos conseguiram driblar a situação. Mas qual lição podemos aprender com esses três homens?
Bom, não são poucas, porém gostaria de destacar pelo menos uma. Entretanto, antes disso, vale destacar a humildade desses três reis que diante do nascimento de Jesus em Belém saíram de suas terras em busca do Salvador. Eles tiveram uma postura humilde ao deixarem o lugar em que eram aclamados para irem aclamar um pequenino bebê. Começa daí a lição que vamos refletir a partir da atitude desses três.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
O sair de si, de sua terra, para ir ao encontro de Jesus levando presentes, inclusive, mostra o quanto esses reis desejaram a vinda do Salvador. E a partir da postura deles, contemplamos aquilo que os salmos cantam: “os reis de toda a terra hão de adorar-vos, Senhor”. Isso é muito bonito, é muito concreto. É, ainda, a promessa de Deus que se cumpre diante de nós.
Mas a lição que desejamos destacar é o tempo que eles dedicaram para ir ao encontro de Jesus. Esse talvez foi o presente mais valioso que eles ofertaram para o Príncipe da Paz. Mais valioso até mesmo do que a mirra, o ouro e o incenso. A viagem de uma terra para outra não era tão simples naquela época. Não existiam meios de transporte como avião, trem ou mesmo carro.
Sua oferta igual a oferta dos Reis Magos
E você, hoje, conseguiria ofertar a Jesus o seu tempo? Atualmente, somos consumidos por tudo, pelos afazeres, pelos celulares, pelas indisposições… Inclusive, nos dias de hoje, talvez seja mais fácil ofertar um presente do que mesmo o nosso tempo. É o desafio do século XXI. Há quem diga que estamos cada vez mais ocupados em não fazer nada. E mesmo assim não conseguir gastar tempo com Jesus.
Pare e pense. Marque na sua agenda um dia para ir ao encontro de Jesus? Pode ser durante alguns minutos em uma capela perto da sua casa ou mesmo no caminho para o seu trabalho. Fique diante dEle, fixe o seus olhos no Senhor e deixe que Ele mesmo acalme o seu coração e dê a você uma vida marcada pela verdadeira Paz que só Ele pode oferecer.
Neste tempo, sejamos como os reis magos e percamos tempo indo ao encontro de Jesus para oferecer o que tivermos de melhor, o nosso coração, a nossa vida, o nosso desejo de estar cada vez mais com Ele no dia a dia. Com certeza, o Senhor acolherá a sua oferta.
Leia também | O que é mais difícil: começar ou recomeçar?