Shalom

A beleza de ser Shalom

Diácono Evandro Meneses fala sobre os elementos da Comunidade na vivência da Páscoa.

comshalom

A Comunidade Shalom traz na sua espiritualidade um olhar atento aos ícones e um cuidado especial pelos locais de oração por meio da ornamentação. Nessa temática o Diácono Evandro Meneses, Assessor Litúrgico-Sacramental da Comunidade, falou sobre a expressão da beleza e da harmonia através da  iconografia e dos elementos próprios do Carisma Shalom para uma melhor vivência deste período Pascal.

Para o Diácono as flores são o toque que ele considera mais belo e suave dentro da decoração dos espaços litúrgicos e de oração, pois representam a vida, espiritualidade própria celebrada na Páscoa. “Uma característica muito nossa, que faz parte da nossa identidade, são as flores. Nossa forma de apresentação, de ornamentar os espaços com flores, colocando-as na liturgia é algo que marca toda Comunidade Shalom”, reconhece.

Quanto aos ícones, Evandro ressalta a importância da contemplação para uma oração mais entregue.  “É utilizando a beleza de cada tempo, passando pelo deserto da quaresma, com todos seus elementos, que contemplamos de maneira mais total a ressurreição de Cristo em sua vigília Pascal. E, sem dúvidas, vivemos melhor esta época com a veneração e contemplação dos ícones, que nos leva à oração e ao mergulho nos mistérios de Cristo e na verdade do Evangelho”,  destaca.

A vivência total dos tempos litúrgicos

Viver a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa na Comunidade, para Evandro, é algo que o complementa. “Viver os tempos litúrgicos da Igreja no Shalom é uma experiência de complementaridade. A vivência do carisma me faz aprofundar a minha fé e aquilo que eu sou, com uma experiência de realização pessoal”, afirma.

Foto: Comunicação Shalom Aracaju
Imagem/ Comunicação Aracaju

Ordenado diácono em dezembro do ano passado, Evandro falou da alegria em viver a primeira Vigília Pascal no tempo fecundo de Diaconato. “Ontem foi minha primeira vigília como diácono e pra mim estar proclamando o Evangelho da Ressurreição foi fazer uma experiência muito forte com a verdade da palavra que ali estava sendo proclamada. Então o carisma, o retiro, a forma de celebrar na intensidade que o Shalom nos convida a viver esses dias certamente são fundamentais e essenciais para se fazer uma experiência concreta nesta ressurreição. Não é só mais uma Páscoa, mais uma Semana Santa, mas sim uma vivência nova e concreta com o ressuscitado”, finaliza.





Hericleuton Almir
Obra Shalom 
Missão Aracaju – SE


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.