A este Jesus, Deus o ressuscitou dos mortos, e disto todos nós somos testemunhas (At 2,32)
Esta experiência com Jesus Ressuscitado é o fundamento da vocação Shalom. A partir desta experiência, o homem é alcançado pela misericórdia e não existe outra maneira de expressar gratidão senão doando a própria vida! Nesta semana, os membros da Comunidade Shalom expressaram esta gratidão através de um compromisso, firmado na celebração Eucarística.
Dentro da Comunidade, os membros trilham um caminho rumo à consagração definitiva das próprias vidas dentro do Carisma. Este caminho começa no Vocacional, que tem duração mínima de 1 ano, tempo em que os membros decidem se são chamados a este Carisma e qual a forma de vida a que Deus os chama (Comunidade de Vida ou Aliança).
Tendo discernido o chamado, são admitidos para um tempo de Postulantado, que tem duração mínima de 2 anos, nos quais são chamados a conhecer o Carisma e perceber sinais de identificação com aquela forma de vida. Após este tempo, os membros são admitidos na Comunidade para viver o Discipulado, recebendo o Tau, sinal visível de sua pertença a Deus e ao Carisma. O Discipulado também tem um tempo mínimo de duração de 2 anos, nos quais o discípulo é chamado a frutificar na vida espiritual e apostólica e firmar a pertença a Deus e ao Carisma dentro daquela forma de vida específica. Tendo terminado este tempo, o discípulo pede para realizar suas Primeiras Promessas Temporárias no Carisma Shalom, a consagração de vida, na qual realiza promessas de viver a contemplação, a unidade e a evangelização (o chamado “tripé” do Carisma) e os conselhos da pobreza, obediência e castidade segundo a sua forma de vida (Comunidade de Vida ou Aliança) e os Estatutos da Comunidade Católica Shalom (as “regras de vida” que os membros devem seguir dentro da Comunidade). Estas promessas temporárias são renovadas a cada ano, pelo período mínimo de 5 anos, após o qual o consagrado pode pedir para realizar suas promessas definitivas no Carisma Shalom.
Esta semana que passou, a Comunidade celebrou estas etapas de formação junto aos irmãos. Na segunda-feira (24), 18 irmãos ingressaram no discipulado da Comunidade Aliança, recebendo o Tau com o cordão na cor cinza, representando a transitoriedade do tempo que vivem, rumo à consagração de vida.
Na terça-feira (25), 13 irmãos realizaram suas primeiras promessas, sendo 9 como Comunidade de Aliança e 3 como Comunidade de Vida que, consagrados, receberam o Tau com o cordão na cor branca (Comunidade de Aliança) e marrom (Comunidade de Vida). Na quarta-feira (26), 2 irmãos da Comunidade de Vida realizaram suas promessas definitivas, comprometendo-se, diante do altar, a viver para sempre esta forma de vida.
E, por último, quinta-feira (27), 42 irmãos (37 da Comunidade de Aliança e 5 da Comunidade de Vida) renovaram suas promessas temporárias, dando mais um passo rumo à consagração definitiva de suas vidas dentro do Carisma Shalom.
Acompanhemos estes irmãos com as nossas orações, certos de que este chamado é caminho de santidade para eles e gera frutos de eternidade na vida de toda a Igreja, sendo fecundado pela vida espiritual e apostólica nas terras do Amapá. Louvores sejam dados ao Deus que elege o homem para uma vocação específica, para um caminho de santidade.
Obrigada, Senhor, por nos teres escolhido!
Redação Comunicação Macapá