Formação

“A César o que é de César”

comshalom

O Evangelho deste domingo termina com uma daquelas frases lapidárias deJesus, que deixaram uma marca profunda na história e na linguagemhumanas: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». Não émais «ou César ou Deus», e sim um e outro, cada um no seu lugar. É ocomeço da separação entre religião e política, até então inseparáveisem todos os povos e regimes. Os hebreus estavam acostumados a concebero futuro reino de Deus instaurado pelo Messias como uma «teocracia»,isto é, como um governo dirigido por Deus em toda a terra através doseu povo. Agora, no entanto, a palavra de Cristo revela um reino deDeus que «está» no mundo, mas que não «é» do mundo, que caminha numalongitude de onda diferente e que, por isso, coexiste com qualqueroutro regime, seja de tipo sacro ou «leigo».

Revelam-se, assim, dois tipos qualitativamente diferentes de soberaniade Deus no mundo: a «soberania espiritual», que constitui o reino deDeus e que Ele exerce diretamente em Cristo, e a «soberania temporal»ou política, que Deus exerce indiretamente, confiando-a à livre escolhadas pessoas e às causas segundas.
César e Deus, no entanto, não estão no mesmo nível, porque César tambémdepende de Deus e deve prestar-lhe contas. «Dai a César o que é deCésar» significa, portanto: «Dai a César o que ‘o próprio Deus quer’que seja dado a César». Deus é o soberano de todos, incluído César. Nãoestamos divididos entre duas pertenças, não estamos obrigados a servir«dois senhores». O cristão é livre para obedecer o Estado, mas tambémpara resistir ao Estado quando este se coloca contra Deus e contra asua lei. Neste caso, não vale invocar o princípio da ordem recebida dossuperiores, como costumam fazer diante dos tribunais dos responsáveisde crimes de guerra. Antes de que aos homens, é preciso obedecer a Deuse à própria consciência.
O primeiro em tirar conclusões práticas deste ensinamento de Cristo foiSão Paulo. Ele escreveu: «Submetam-se todos às autoridadesconstituídas, pois não há autoridade que não provenha de Deus, e as queexistem, por Deus foram constituídas. De modo que, quem se opõe àautoridade, se rebela contra a ordem divina… Por isso precisamentepagais os impostos, porque são funcionários de Deus, ocupadosassiduamente nesse ofício» (Rm 13, 1ss.). Pagar lealmente os impostospara um cristão (também para toda pessoa honrada) é um dever de justiçae, portanto, um dever de consciência.

Garantindo a ordem, o comércio e todos os demais serviços, o Estado dáao cidadão algo pelo qual tem direito a uma contrapartida, precisamentepara poder continuar prestando estes serviços.
A evasão fiscal, quando alcança certas proporções – recorda o Catecismoda Igreja Católica – é um pecado mortal, similar ao de qualquer roubograve. É um roubo feito não ao «Estado», ou seja, a ninguém, mas àcomunidade, ou seja, a todos. Isso supõe naturalmente que também oEstado seja justo e equitativo quando impõe as taxas.

A colaboração dos cristãos na construção de uma sociedade justa epacífica não se reduz a pagar os impostos; deve estender-se também àpromoção de valores comuns, como a família, a defesa da vida, asolidariedade com os mais pobres, a paz. Há também outro âmbito no qualos cristãos deveriam dar uma contribuição maior à política. Não temtanto a ver com os conteúdos, mas com os métodos, o estilo. Énecessário mudar o clima de luta permanente, procurar maior respeito,compostura e dignidade nas relações entre partidos. Respeito aopróximo, moderação, capacidade de autocrítica: são traços que umdiscípulo de Cristo deve levar a todas as coisas, também à política. Éindigno de um cristão abandonar-se a insultos, sarcasmo, rebaixar-se abrigas com os adversários. Se, como dizia Jesus, quem chama o irmão de«estúpido» já é réu da Geena, que será de muitos políticos?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.