Longe das confusões, o discernimento do estado de vida é a realização da alma e plenitude de felicidade. Para quem se joga para as novidades do Senhor, o próprio Deus encarrega-se de ser ouvido. No caso do missionário da Comunidade de Vida Willian Santos, este chamado particular se deu em meio aos jovens. Na época, em missão em Sobral (CE), Willian descobriu o desejo de Deus pelo seu celibato por meio das graças de ser o coordenador do Projeto Juventude para Jesus.
Durante a descoberta, Willian tinha assumido o PJJ no seu segundo ano de discipulado. Para ele, estar envolvido com os jovens foi gerando unidade com Deus durante o apostolado com a juventude.
“A partir do momento que eu fui conhecendo mais e mais o Projeto Juventude, organizando os acampamentos, realizando as evangelizações nas escolas, nas praças, o meu coração ia se enchendo de um grande ardor missionário. Quanto mais próximo eu estava dos jovens, mais desejo de evangelizar eu tinha. Não existia um cansaço, mas um sentido de vida de estar no meio deles. E quanto mais o desejo de estar com eles ia crescendo, o desejo de rezar, de estar com Jesus na adoração também”, comenta Willian.
Os jovens eram atraídos aos montes. Willian conta que, quando mais se dirigia ao Senhor em oração na capela, mais jovens se juntavam a ele. Além da capela, a presença da juventude era escancarada na vivência da comunidade de vida, nas laudes, nas orações comunitárias, no ordinário dos missionários.
Uma força especial nos jovens
Estar rodeado de jovens, servi-los, preenchia o coração de Willian, fato que o chamou muito a atenção.
Foi durante um acampamento conturbado, no qual aconteceram muitos imprevistos, que o Senhor suscitou no coração de Willian: “É a você que eu quero, foi você que eu trouxe aqui, é o seu coração que eu desejo”.
Diante do chamamento do Senhor, o missionário não resistiu para logo encarnar o pedido do Amado.
“Quanto mais ia acontecendo as realidades naquele acampamento, eu ia vendo a conversão do coração dos jovens e, dentro de mim, Jesus não tinha mais segredo. Ele revelava que queria ser inteiramente meu e eu, também ali, encontrava naquele chamado de ser inteiramente de Deus. Quanto mais eu ia vendo tudo aquilo ao meu redor eu ia percebendo que eu encontrava uma força especial em Deus”, relata.
Durante o processo de discernimento, de aprofundamento da escuta de Deus, Willian passou por mais momentos conturbados. Entretanto, foram nesses momentos, em que os jovens estiveram em intensidade, que a certeza veio.
“Em meio às crises e do discernimento para o Celibato pelo Reino dos Céus, os jovens foram aparecendo cada vez mais. Nas tardes, sempre aparecia jovens querendo conversar, brincando, querendo atenção, querendo apenas fazer alguma coisa e, ali, eu percebia “Senhor, é a Ti que eu quero. Eu quero a Ti inteiramente para me dar inteiramente a eles”, partilha Willian.
Willian fez os primeiros votos no celibato e hoje está em missão em Itapipoca (CE), onde ocupa o serviço de Responsável Local. Junto à realização do estado de vida, ele reflete que, em momento algum, a presença dos jovens se apartou dele.
“Quando eu fazia meus primeiros votos no celibato, a cada passo, a cada resposta eu dizia: “Senhor é por Ti, mas também é por eles” e Jesus sempre me dizia isso, que a minha consagração, o meu estado de vida, o meu celibato não era para mim, mas era para outro, para os outros e, principalmente, para os jovens”, finaliza.
Celebre os 35 anos do PJJ!
Uma série de eventos marcam a celebração dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus, entre eles o Congresso de Jovens Shalom Internacional, que acontecerá em Fortaleza-CE, Casa Mãe da Comunidade Shalom. Entre as novidades para este ano está a programação com um dia a mais; de 10 a 13 de outubro jovens do mundo inteiro estarão reunidos para viverem momentos de pregação, Adoração ao Santíssimo Sacramento, shows, entre outros.
Para saber mais, acesse o site oficial do Projeto Juventude para Jesus: https://comshalom.org/juventudesh.
LEIA TAMBÉM | Projeto Juventude para Jesus ganha documentário em celebração aos 35 anos de existência