Queridos irmãos,
O que poderia dizer-lhes como testemunho e reconhecimento desse CARISMA, que um dia invadiu a minha vida e mudou a minha história? Mostrando-me ser amado por Deus como filho.
Jesus nos ensina a nos dirigirmos a Deus como Pai (Mt 6,9), e se torna mediador da presença daquele que é princípio dessa filiação, o Espírito Santo.
Creio que, se aqui estou, é certamente por misericórdia de Deus, que nunca desampara os seus filhos, e para que, através desse testemunho, muitos dos presentes possam um dia conhecer e experimentar a verdadeira e inesgotável fonte de sabedoria e felicidade.
Tive uma infância feliz. Na adolescência, no entanto, vivi um período de insegurança devido à enfermidade do meu pai. No mais, uma vida normal do jovem que busca com tenacidade alcançar seus objetivos.
Nasci numa família religiosa e nela recebi o embasamento necessário à solidificação e aprofundamento da fé. Mas, durante a minha jornada acadêmica, comecei a entender Deus de forma mais científica que sobrenatural, a enquadrá-LO em determinados conceitos, querendo moldá-LO à minha própria comodidade.
Passei a acreditar na minha própria força, no poder da instrução recebida, no ser senhor dos meus próprios atos. Queria mudar o mundo com as minhas ideias. De fato, dia após dia fui escrevendo as páginas do livro da vida.
Formei uma família e pouco a pouco consegui o que queria. Porém, mesmo realizando as minhas vontades, dentro de mim, o vazio, a falta de sentido, o rumo incerto.
Como estudei as Geociências, e por isso recebi noções mais profundas da evolução, da formação do universo, da origem da vida, por vezes perguntava-me:
– Porque fui criado?
– O que faço aqui nesse mundo?
– Qual o sentido da vida?
E, apesar de ter alcançado tudo o que me propus, esposa e filhos maravilhosos, e que nesses anos de convivência cultivei e semeei mais amor do que merecia, bens.
Então, depois de buscar – sem sucesso! – responder as questões que me afligiam, na literatura científica, erudita e até metafísica, como que num estalo digno da miséria humana e do incomensurável amor que Deus tem por cada um de nós, o meu coração se abriu para aquilo que em mim derramou um oceano de felicidade:
a experiência pessoal e viva com o Ressuscitado que passou pela Cruz.
Profissionalmente descobri que: a ciência é a leitura e interpretação humana do pensamento vivo, eterno e amoroso de Deus, e o homem somente é capaz de interpretá-la para o bem quando, com o coração humilde e pequeno descobre, diante da grandeza da criação, que possui a semente Divina, submetendo-se a essa semente que é o Espírito de Deus, conduzindo-a de acordo com a vontade do Criador.
É claro que essa transformação não foi repentina, eu já vinha sendo tocado pelo Senhor, no passar dos anos, com diversos sofrimentos necessários para que eu vivesse no mundo sem ser do mundo. Aquela transformação que atingiu toda a minha casa fez-me entender a simplicidade da minha existência e deu-me forças para, junto com a minha esposa, conhecer o objetivo essencial da minha criação: BALDOINO, JOANA, FILHOS DE DEUS, SHALOM, chamados ao MATRIMÔNIO.
Muitas são as dificuldades da nossa caminhada. Como sabemos, são grandes os momentos de alegria, mas também existem os momentos tristes. Mas tudo passa.
O importante é que Deus permanece. E permanecendo, certamente a Sua graça estará sempre conosco para ajudar-nos no dia a dia.
Por isso, ergo a minha voz em oração:
Tu me seduziste Senhor.
O teu amor me fascina e já não posso viver um só instante sem estar nos teus braços.
Braços de Pai, braços amigos, braços fortes e ao mesmo tempo suaves como o sono de uma criança.
Assim me sinto diante de Ti.
Amado Senhor, deste a vida pôr mim, que poderei então oferecer-TE em troca se nada possuo; pois até a minha própria vida é dom do Teu coração cheio de amor.
Até essas palavras que brotam do fundo da minha alma vêm do Teu Santo Espírito.
Eu não sou nada Senhor, recebe, pois esse nada, e dispõe dele para proclamar a Tua Glória.
Esse é teu filho Senhor, aquele que vive para proclamar para o mundo ansioso pôr felicidade que ela existe, e realiza-se na submissão à tua vontade.
Pois, ao escutar Tua Voz chamando-me à vida, à filiação Divina, a essa Vocação de Paz e ao matrimônio, por Tua graça fiz uma simples descoberta: os bens espirituais e materiais que de Ti recebo não são meus nem me pertencem; eles são os degraus de uma escada que livremente dispostos alcançam o amor, eternizam-se na comunhão e na partilha, e são sinais de que TU, ó PAI, O Sumo Bem, preenche e basta ao meu coração.
PORTANTO, SÓ ADQUIRE O PERFEITO ENTENDIMENTO DAS COISAS QUEM DIANTE DO NADA QUE É, COM O CORAÇÃO POBRE E HUMILDE, OLHA PARA SI E RECONHECE QUE SEM DEUS JAMAIS ENCONTRARÁ O CAMINHO, ALCANÇARÁ A VERDADE OU DESCOBRIRÁ O SENTIDO DA VIDA…
SHALOM!
PAZ COMPLETA
PAZ PERPÉTUA
Amém!
Baldoíno Dias Neto
Comunidade de Aliança