Shalom

A experiência com o Espírito Santo e o uso dos dons carismáticos são temáticas abordadas no segundo dia do Congresso Carismático Shalom

comshalom

Com uma programação formativa e oracional, o Congresso Carismático Regional da Comunidade Shalom em Sobral-CE seguiu neste sábado, 21. A temática abordada durante as pregações foi a experiência com o Espírito Santo, o uso dos dons carismáticos e a unidade. O evento, que tem como tema Necessário vos é nascer de novo“, é realizado até o domingo, 22. As inscrições ainda podem ser feitas para a participação no último dia de programação durante o evento no Espaço Domus ou no link ao fim desta matéria.

A experiência com o Espírito Santo nos leva a uma vida de oração e um amor à palavra de Deus. “O que nos faz cultivar nossa experiência com Deus todos os dias é a vida de oração. Sem a oração, morremos de inanição e de sede espiritual”, ressalta Padre João Wilkes Chagas, pregador oficial do Congresso. Outros frutos do batismo no Espírito Santo são a evangelização e o desejo de anunciar para outros a experiência no Espírito, além do uso dos carismas. “O Espírito Santo é aquele que atualiza as palavras e os atos de Jesus no nosso meio”, destaca. 

Abordando o tema desta edição do Congresso “Necessário vos é nascer de novo”, a partir da passagem do Evangelho segundo São João, capítulo 3, versículo 7, Pe. João Chagas explicou que “nascer de novo significa voltar ao Cenáculo para fazer uma forte experiência com o Espírito”. No cenáculo, aconteceram momentos importantes da vida de Jesus: a última ceia e a instituição da Eucaristia, o encontro de Jesus com os discípulos após a Ressurreição quando ele disse “Shalom – Paz a Vós” e onde ocorreu o Pentecostes. 

O sacerdote recordou ainda a celebração eucarística na qual Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, ofertou sua vida aos pés do então Papa São João Paulo II. Na homilia, São João Paulo II disse que “a partir daquele momento, a cidade de Fortaleza se transformaria em um cenáculo para o Brasil e para o mundo”. Ele destacou ainda que Raniero Cantalamessa, pregador do Papa, diz que todos os dias nós precisamos pedir a ação do Espírito Santo sobre nós. “Todos os dias precisamos nascer de novo, renascer, sermos recriados”. 

Retomando a criação descrita em Gênesis, o sacerdote lembra que no início a terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus criou todas as coisas que de maneira bela e boa se tornaram cosmos, harmonioso. Segundo o sacerdote, precisamos pedir diariamente “Vem Espírito Criador e transforma o que é caótico na minha vida em cosmos”.

“A obra do Espírito Santo é transformar nosso caos em cosmos, a vida confusa e vazia em uma vida bela e cheia de harmonia e de alegria”.

Dons Carismáticos

Carismático em uma linguagem natural é aquele que tem habilidade de comunicação, capacidade de influenciar pela autoridade, pela beleza, mas “na linguagem teológica, o carisma é um dom que Deus concede a uma pessoa ou uma Comunidade em benefício de toda a Igreja daquele tempo”, explica o sacerdote.

Os carismas do Espírito Santo estão descritos na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 12, versículo 7 e seguintes. São os dons de sabedoria, ciência, fé, curas, milagres, profecia, discernimento dos espíritos, falar em línguas e as interpretar. 

Pe. João explica que o dom de línguas deve ser usado com ordem e sobriedade, harmonia e beleza. “A oração em línguas é dizer o indizível para que o Espírito Santo diga aquilo que você não consegue dizer”. É um dom que nos abre para todos os outros dons. “Quando oramos em línguas é como se trouxéssemos às nossas palavras os nossos sentimentos. O Espírito ora em nós e conosco. Quando entramos na intimidade com Deus, vamos nos abrindo a outros dons”, destaca.

A palavra de ciência é quando Deus revela algo. Já a profecia é quando Deus fala em primeira pessoa. Um exemplo de ciência no Evangelho é quando Jesus encontra a samaritana. O sacerdote lembrou ainda que esses são dons presente na vida de santos, como São Padre Pio. “Deus compartilha conosco o seu conhecimento. Conhecer, penetrar os corações. Precisamos rezar de uma forma cada vez mais íntima”. 

É o Espírito Santo que traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e garante a ela a vida e a eficácia da missão. Pe. João lembrou a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): “Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos”. 

Unidade, fruto dos dons carismáticos

Deus é amor, é Trindade e nos convida a um amor relacional e oblativo. “Em todo amor, existem três realidades: o amante, o que é amado e o amor. E isso é um reflexo da Trindade”, ressalta Pe. João. A unidade é fruto de comunhão e é gerada a partir dos dons carismáticos. “Na unidade, encontramos o amor e o amor nos leva à unidade”, reforça.

Pe. João citou o Papa Emérito Bento XVI que em uma pregação em 2012 definiu o Pentecostes como o “batismo da Igreja”, a festa da unidade e da comunhão. Em Babel, todos estavam construindo a vida uns contra os outros, mas em Pentecostes a unidade foi restabelecida. “A unidade só pode vir como dom do Espírito de Deus e foi isso que aconteceu em Pentecostes”, afirma.

Santo Agostinho também defendia a unidade da Igreja. “No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade”. Vamos perdendo a capacidade de superar os desafios nas relações e quebramos a unidade. “A maturidade vem da capacidade de amor oblativo, quando saio da necessidade apenas de receber e começo a viver uma vida voltada para o outro. Nós vivemos para o outro. Nossa espiritualidade é pascal, é a saída de nós mesmos para o outro”, destaca.

Qual a sua coletoria de impostos?

A programação do Congresso neste sábado encerrou com Santa Missa presidida pelo Pe. Livandro Monteiro e concelebrada pelos sacerdotes Pe. Douglimar Lima e Pe. João Wilkes Chagas. A liturgia do dia celebra a festa de São Mateus apóstolo e evangelista.

Durante a homilia, Pe. Livandro ressaltou que o chamado de Mateus vem desde sempre e para sempre no coração de Deus. A coletoria de impostos é o sinal de onde o Senhor deveria tirá-lo. “Qual é a sua coletoria de impostos onde você não deve mais estar?”, questionou o sacerdote nos convidando a ouvir o Senhor e segui-lo.

Mateus deixa a coletoria de impostos como sentido de que deixa seus pecados, sua vida passada, a corrupção. “Jesus na coletoria de impostos viu aquele homem com amor sabendo que ele também era capaz de dar uma resposta de amor”. A resposta de amor é “porque Ele me quer, preciso dar respostas concretas em uma vida de conversão”, destaca. O Senhor através desse Congresso Carismático também deseja nos dar essa oportunidade de refazermos a nossa experiência com Deus. “Reconhecendo que somos pecadores e limitados, precisamos saber que é tempo de demonstrarmos amor ao Senhor. Aquele que nos ama e nos amou espera de nós respostas de amor”, completa.

Confira algumas imagens do 2º dia do Congresso Carismático:

 

Confira a programação de domingo:

Domingo, 22/09
09h – Santa Missa / Adoração Eucarística
12h30 – Almoço
14h – Animação /Pregação / Testemunhos

Serviço

Data: 20 a 22 de setembro
Local: Espaço Domus
Endereço: Av. Maria da Conceição Pontes de Azevedo – Várzea Grande, Sobral – CE, 62053-350
Inscrições:
Adulto paga R$ 25,00
Criança (até 11 anos) paga R$ 10,00
Mais informações: @shalomsobral

[Garanta a sua vaga aqui]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.